Mais de 35 mil pessoas compõem a força de trabalho das eleições deste ano no Amazonas

Mesários continuam sendo chamados
Mesários continuam sendo chamados

Manaus – A Justiça Eleitoral, no período que antecede o calendário eleitoral propriamente dito, mantém uma estrutura mínima. Para se ter uma ideia, o efetivo de pessoal permanente do TRE-AM é de menos de 400 pessoas em todo o território do Estado, pouco mais de 1% das 35 mil pessoas mobilizadas na época das eleições.
Com a proximidade das eleições, há o incremento em várias frentes de trabalho, para que se possa dar cabo da tarefa de realizar a maior eleição eletrônica do planeta.

O Coordenador de Educação e Desenvolvimento do TRE-AM, Sandro Rodrigues, expôs a forma como o Tribunal atende a essa demanda de pessoal. São 7 membros do Tribunal, 70 Juízes Eleitorais, 303 servidores do quadro funcional próprio, reforçados com 176 servidores requisitados de outros órgãos governamentais, estes últimos, em sua maioria, passam a compor a força de trabalho no ano eleitoral. Há ainda um total de 74 terceirizados e 84 estagiários. O maior acréscimo é o do grupo que vai trabalhar diretamente com as eleições, que são os mesários, coordenadores e presidentes de mesa, entre outros, que totalizam 35.321 pessoas.

O quadro funcional do TRE, de acordo com Sandro, estava defasado, com muitos cartórios eleitorais do interior funcionando sem servidores do quadro próprio, o que motivou a realização de concurso público, em fevereiro deste ano, que culminou na nomeação de 41 novos servidores, em abril. O desafio foi treinar esse grupo em tempo hábil para os trabalhos das eleições. Ao longo do mês de agosto, seguem as convocações de mesários, que serão treinados por multiplicadores preparados em curso de formação promovido pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento do TRE-AM.

Fonte: TRE/AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.