Base de policiamento integrado reforça segurança no Conjunto Viver Melhor

Dos furtos e roubos, de acordo com núcleo, a maior parte é de objetos pessoais como celulares
Dos furtos e roubos, de acordo com núcleo, a maior parte é de objetos pessoais como celulares

Manaus – A instalação da Base de Policiamento Integrado (BPI) do Ronda no Bairro no Conjunto Viver Melhor, zona Norte de Manaus, tem reforçado o policiamento ostensivo no local, onde vivem cerca de 50 mil pessoas. A 26ª Companhia Interativa Comunitária (26ªCicom), que atende a área, atua com blitze na entrada do conjunto, para revistas de pessoas e veículos.

Os crimes de furto e lesão corporal são os principais registrados na área, segundo levantamento do Núcleo de Geoprocessamento de Análise Criminal do Ronda no Bairro. “Quase que diariamente, atendemos casos de brigas de vizinhos ou brigas de casais, que são os tipos de ocorrências mais comuns”, disse o comandante da 26ª Cicom, major Emerson dos Santos.

O major destaca que, nos últimos três meses (maio, junho e julho), foram registrados dois homicídios no local. “Os dois tiveram motivação passional, um caso de uma mulher que matou o namorado e o outro caso do marido que matou a mulher e escondeu o corpo dela por uma semana na própria casa”, disse.

O major informou que o local possui peculiaridades específicas de um grande conjunto habitacional, que reúne moradores vindos de diversos bairros da capital e que precisam aprender a conviver com suas diferenças de costumes.

Ele destacou que a atuação da Polícia Militar não se restringe apenas ao policiamento. “Desenvolvemos aqui o projeto Santa Bola, ação social que atende a cerca de 400 crianças e adolescentes do Conjunto, como forma de evitar que esses jovens fiquem ociosos e vulneráveis para o crime. As atividades esportivas começam a partir das 16h, quando as crianças já saíram da escola”, afirmou.

Além do 190, os moradores do Conjunto Viver Melhor podem acionar as viaturas do Programa Ronda no Bairro por meio de quatro novos números disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM): 8802-5703, 8802- 3981, 9460-2002 e 8818-4120.

O major Emerson dos Santos informa que a população do conjunto tem sido parceira no combate a criminalidade. “Aqui contamos com a parceria dos próprios moradores que fazem denúncias sobre a prática e suspeita de crimes. Isso tem sido fundamental nesse processo”, destacou o major.

De acordo como secretário-executivo Adjunto do Programa Ronda no Bairro, coronel PM Raimundo Roosevelt, por meio de um trabalho de geoprocessamento, a SSP está fazendo um mapeamento das ocorrências criminais registradas no local. Levantamento feito pelo Núcleo de Geoprocessamento de Análise Criminal do Ronda no Bairro aponta que, do total de ocorrências registradas na área do conjunto, nos últimos três meses (abril, maio e junho), 53% são casos de furtos, 21% roubos, 8%%, tráfico de drogas e 10,4% violência doméstica.

Dos furtos e roubos, de acordo com núcleo, a maior parte é de objetos pessoais como celulares. O levantamento também aponta o local onde os casos aconteceram: na entrada do conjunto onde há áreas desertas e pouco movimento, principalmente, no período da noite. De acordo com o coronel PM Raimundo Roosevelt, o trabalho do núcleo irá nortear o trabalho de policiamento feito pelos policiais do Ronda no Bairro.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.