José Melo anuncia para o dia 27 inauguração do Pronto Socorro da Zona Norte

20-06hospitalManaus – Antes do fim de junho, a cidade de Manaus passará a contar com um novo serviço de pronto-socorro. O governador José Melo anunciou para o próximo dia 27 a inauguração do Pronto-Socorro da Zona Norte. Ao fiscalizar as obras do hospital, na manhã desta sexta-feira, 20 de junho, José Melo disse que ficou satisfeito em ver o andamento da obra, iniciada há cerca de um ano e que está em fase de acabamentos e montagem de equipamentos.

O pronto-socorro corresponde à primeira etapa do complexo hospitalar que está sendo construído pelo Governo do Estado na rodovia Vital de Mendonça (Torquarto Tapajós), caminho para a BR-174 (Manaus Boa Vista) e AM-010 (Manaus Itacoatiara).

“Eu, que passo aqui toda a semana para ver o ritmo da obra, estou saindo muito feliz de perceber que a programação está sendo cumprida à risca e a primeira etapa, que é o pronto-socorro, está praticamente concluída, faltando apenas os ajustes finais. E aí vamos ter mais uma unidade de urgência e emergência, dividindo a demanda dos três prontos-socorros de Manaus – Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto”, disse Melo.

Segundo o governador, a inauguração do pronto-socorro será fundamental para desafogar os outros serviços de urgência e emergência da capital. “É um hospital moderno e bem equipado. Vai prestar um enorme serviço a Manaus e ao Amazonas. O local é estratégico, próximo a duas estradas que têm muitos acidentes de trânsito, além de atender à área de maior expansão da cidade nos últimos anos”, afirmou.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o novo pronto-socorro de Manaus foi projetado para oferecer atendimento de urgência de média complexidade e terá capacidade para realização de 1,4 mil atendimentos/dia, nas especialidades de Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria. A unidade terá 40 leitos de observação, sendo 20 na ala de pacientes adultos e 20 para o público pediátrico.

“A área vermelha, onde são recebidos os pacientes de maior gravidade, dispõe ainda de quatro leitos para crianças e sete para adultos”, completou o secretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner William de Souza. A estrutura do Pronto-Socorro conta também com sala de raios-X, sala de ultrassonografia, sala de eletrocardiograma, sala de sutura, sala de gesso, salas de medicação (para adultos e crianças), entre outros espaços. “Toda a estrutura interna da unidade foi concebida considerando a adoção do modelo de acolhimento com classificação de risco, que é um diferencial da unidade”, disse Wagner. Neste modelo, o atendimento prioriza os casos de maior gravidade.

Junto com a área de pronto-socorro entrará em funcionamento a chamada Central de Utilidades, considerada o coração do complexo hospitalar, onde estão concentrados todos os equipamentos dos sistemas de energia, refrigeração, gases medicinais, abastecimento de água, entre outros. “Um outro dado importante do complexo é a preocupação com o aspecto ambiental, que inclui mecanismos de uso racional de energia elétrica e reuso de águas da chuva, por exemplo. O hospital foi todo pensado para a obtenção do Selo Verde de qualidade”, destacou o secretário-adjunto.

Hospital

As obras do hospital, que tem previsão de entrega para agosto de 2015, também estão em andamento. De acordo com o secretário Wilson Alecrim, o prédio de sete andares terá em sua estrutura 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com onze salas; um andar completo exclusivo para realização de exames, entre outros destaques. “Quando estiver pronto, o novo hospital terá capacidade para realizar 100 mil atendimentos/ano, reforçando uma área importante da rede pública de atendimento do Estado, que é de hospitais gerais”, disse Alecrim.

Foto: Valdo Leão/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.