Segurança alimentar é maior preocupação na Expoacre deste ano

20-06acreRio Branco, AC – A promotora Alessandra Marques, de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Acre, manifestou preocupação com relação à segurança alimentar, sobretudo, com a proliferação de centenas de ambulantes comercializando alimentos na parte externa do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na Expoacre 2014. A festa agropecuária acontece de 26 de julho a 3 de agosto.

De acordo com a organização da feira, mais de 250 ambulantes já foram cadastrados para trabalhar dentro do parque, o que inviabiliza a permissão para novos comerciantes.

Marques afirmou que a qualidade do evento deve ser assegurada e que a presença de ambulantes nos portões do parque causa problemas sérios de locomoção a quem vai à festa.

Não há uma legislação específica para regulamentar as barraquinhas de churrascos e outros alimentos fora do parque, mas segundo a promotora, se faz necessária a organização do fluxo de veículos, constantemente prejudicado por quiosques sem alvarás e instalados em locais inadequados da Rodovia AC-40.

Também para evitar agressões como a que aconteceu no ano passado, quando vândalos começaram uma briga e jogaram garrafas de vidro sobre pessoas, este ano, só serão permitidos servir bebidas em garrafas pet e copos descartáveis.

Uma delegacia geral de polícia e uma central de apoio aos expositores e locatários de quiosques serão montadas dentro do parque. A central, por exemplo, contará com diversos órgãos de segurança. Eles farão desde orientações à emissão de documentos.

Participaram da reunião de ontem, representantes da Polícia Militar do Estado do Acre, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Vigilâncias Sanitárias, Rbtrans e o próprio Ministério Público do Estado.

Confirmadas pulseiras e a cavalgada no domingo

Menores de 18 anos vão usar mesmo uma pulseira de identificação, tanto na Cavalgada quanto nos shows. O tradicional desfile de cavaleiros e amazonas também teve a data mudada do sábado para o domingo, para evitar problemas no tráfego de veículos ao longo do trajeto.

“Como a cavalgada é praticamente um evento à parte, pelo número de participantes, é conveniente que ela seja no domingo, para evitar transtornos a pedestres e motoristas”, diz Dudé Lima, um dos organizadores da Expoacre.

As pulseiras para menores serão obrigatórias como forma de controle do uso indevido de álcool por adolescentes com idade abaixo dos 18 anos.

Fonte: A Gazeta do AC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.