Flamengo, Sport Recife, Vila Velhense e Vasco saem na frente na primeira rodada da 4ªCopa Brasil de Beach Soccer

Manaus – O Complexo Turístico da Ponta Negra recebeu, na noite desta quarta-feira, 26, a 4ª Copa Brasil de Beach Soccer, evento que prossegue até domingo, 30.

Das oito equipes na disputa, Vila Velhense (ES), Flamengo (RJ), Sport Recife (PE) e Vasco (RJ) saíram na frente após vencerem seus adversários. Nesta quinta-feira, 27, a competição terá sua segunda rodada, a partir das 17h45, com o primeiro jogo entre Botafogo e Sampaio Corrêa.

A 4ª Copa Brasil de Beach Soccer é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com apoio da LNC Eventos Esportivos, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Beach Soccer Worldwide (BSWW) e FIFA.

O secretário da Semjel, Fabrício Lima, avaliou o primeiro dia do campeonato como teste para avaliar a aceitação do público em relação ao local das disputas. “Estou feliz com a participação do público no evento. Hoje, concorremos com as rodadas dos campeonatos que ocorrem pelo Brasil, mas amanhã esperamos um público ainda maior. Este ano fizemos a Copa em um local novo, que tem capacidade para menos pessoas, mas ganhamos na questão do cenário. Convido todo mundo a prestigiar a competição, tantos nas arquibancadas da arena montada, no telão que foi disposto no anfiteatro, como pela transmissão na TV. Opções não faltam”, destacou Lima.

Resultados
Vila Velhense 6 x 5 Sampaio Corrêa
Flamengo 3 x 2 Vitória
Sport Recife 4 x Fluminense 2
Vasco da Gama 9 X Avaí 4

Os jogos
Vila Velhense 6 X 5 Sampaio Corrêa
O primeiro jogo que movimentou a arena montada no Complexo Turístico da Ponta Negra foi entre Sampaio Corrêa (MA) e Vila Velhense (ES). No inicio da partida, as equipes demonstraram muita raça e a cada dividida de bola vencida, a vibração dos jogadores aumentava. Com esse clima, não demorou muito para as equipes começarem a buscar o gol e, aos 2’22’’, Buru, eleito pela FIFA melhor do mundo no ano de 2007, abriu o placar para a equipe capixaba. Mas, não demorou nenhum um minuto para o time maranhense empatar a partida, com gol de Serginho. Com o placar em 1 a 1, as duas equipes proporcionaram um resto de primeiro tempo mais tático, até que faltando apenas um minuto para o fim da etapa, Leozinho, do Vila Velhense, desempatou e fez 2 a 1.

No segundo tempo, o jogo parecia caminhar para uma reviravolta. Entretanto, com gols de Anderson Wesley (do Vila Vilhense), e depois de alguns minutos Serginho e Eudin marcarem para o Sampaio, o placar ficou em 3 a 3.

No terceiro período, o primeiro a fazer gol, aos três minutos, foi Rui Mota para o Vila. Sete segundos depois, Jaudo do Sampaio empatou para 4 a 4. Desempatando para o Vila, Leandrão fez o quinto e logo em seguida, aos 5’, Rui Mota fez o sexto para o alívio do time do Espírito Santo. Jaudo ainda marcou no finalzinho do jogo para o tricolor, mas foi tarde para virar o jogo.

O Vila Velhense venceu o jogo com placar de 6 a 5 e voltará a jogar na sexta-feira, às 17h, contra a equipe do Botafogo. Já o time do Sampaio Corrêa enfrenta o Estrela Solitária amanhã, 27, às 17:45.

Flamengo 3 x 2 Vitória
Atual campeão, o Flamengo enfrentou o Vitória e precisou da disputa de penalidades para sair com a vitória por 3 a 2, após empate em 3 a 3 no tempo normal (gols de Bruno Xavier (2) e ‘DMais’ pelos cariocas, Nelito, Reyder e Jajai pelos baianos) e 0 a 0 na prorrogação.

Ainda no início do jogo, Bruno Malias acertou o travessão de Márcio Pitta. Empurrado pela torcida, o Flamengo partiu para cima do Vitória e todas as bolas passavam pelos pés de Bruno Xavier. ‘Marcado’ pelos vascaínos presentes à arena, o ex-cruzmaltino era o jogador mais efetivo da equipe carioca. Com mais volume, o Flamengo tocava bem a bola, fazendo valer a experiência de seu grupo, mas era ameaçado pelo rápido e perigoso contra-ataque do jovem rubro negro baiano. Jefinho quase marcou pelos nordestinos, obrigando Willian à grande defesa. Completando chute cruzado de Léo, Bruno Xavier não perdeu a chance e fez 1 a 0, aos 10’28”. Nelito deixou tudo igual no fim do primeiro tempo: 1 a 1, a 35 segundos do fim.

Veio o segundo período e Dino Tambaú quase deixou o Flamengo em vantagem. Danilo Buiu respondeu com perigo, mas Bruno Xavier foi quem marcou o gol: 2 a 1, aos 5’58”. DMais aumentou para o time carioca cobrando falta com perfeição: 3 a 1, aos 8’52”. O Vitória veio para o ‘tudo ou nada’ na etapa final. O paraibano Reyder deu novo fôlego aos baianos em chute cruzado, sem chances de defesa: 3 a 2, aos 1’46”. Xavier acertou a trave e Jajai, ‘batizado’ de Willian Barbio pela cabeleira semelhante a do jogador do Vasco nos gramados, acertou um lindo chute para igualar tudo: 3 a 3, aos 10’10”.

Placar igual no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, Bruno Xavier, Digo Gama e DMais marcaram pelo Flamengo. Buiu e Reyder fizeram, mas Nelito bateu e Giuliano voou para espalmar e garantir a vitória do atual campeão.

“Ninguém esperava um jogo fácil. O Vitória é a base da seleção baiana. Uma equipe muito forte, que marca forte e usa bem a velocidade. Abrimos uma vantagem, mas demos espaços. Isso quase nos custou muito caro. Vencemos e isso era o mais importante. Era uma estreia, contra um time de qualidade. Precisávamos sair daqui hoje com um resultado positivo e fico feliz por termos conseguido”, comentou Xavier, eleito ‘Melhor Jogador do Mundo’ pela FIFA em 2013.

“Assumo o erro pelo pênalti perdido. Tivemos chances de vencer o jogo, foi um jogo de alto nível. Jogamos bem, apesar de sermos uma equipe jovem, jogamos de igual para igual e perdemos nos pênaltis. Agora é levantar a cabeça e buscar as vitórias nos próximos jogos” afirmou Nelito, do Vitória.

Sport Recife 4 x 2 Fluminense
O penúltimo jogo da noite foi entre Fluminense e Sport Recife. O jogo começou bem movimentado, com o time carioca saindo na frente com gol de Jacó aos 3’20’’. Logo em seguida, o time pernambucano conseguiu empatar com gol de Fernando ‘DDI’ aos 5’32’’ e a virada do Sport veio com Andrezinho aos 11m23s.

No segundo tempo a equipe do Sport manteve o domínio sobre o time do Fluminense e no fim da etapa, aos 9’03’’, Klebinho aumentou a vantagem sobre a equipe carioca.

Na terceira etapa, o craque Andrezinho marcou mais uma vez para a equipe do Sport aos 7’48’’, abrindo quatro gols de vantagem sobre o Fluminense. A equipe carioca ainda teve um pênalti ao seu favor que Benjinha converter em gol, mas não conseguiu impedir a derrota por 4×2 para a equipe de Pernambuco.

“Graças a Deus pude marcar duas vezes e conduzir meu time à vitória. Agora é ouvir o que o técnico tem a falar para melhorar nosso elenco e assim melhorar o desempenho que tivemos ano passado”, disse Andrezinho.

Vasco da Gama 9 x Avaí 4
Embalado por torcida organizada, o Vasco entrou em quadra como favorito, mostrando-se superior, e presenteou a torcida com uma chuva de gols, orquestrados pelos craques da seleção brasileira Jorginho e Betinho. O clube cruzmaltino venceu a equipe do Avaí por 9×4.

Com três gols de Lucao, dois de Jordan e Betinho e um de Alan Farias e outro de Igor para o Vasco, os gols do Avaí foram marcados por Zé Boca e Zia, além de dois gols por Farinha.

Retirada dos ingressos
Duas mil pessoas compareceram às primeiras partidas da Copa de Beach Soccer. A entrada para o evento é gratuita, mediante a entrega de um quilo de alimento, que dá direito ao passaporte. A troca pelo ingresso está ocorrendo desde quarta-feira, 26, e segue até a sexta-feira, 28, das 8h às 17h. No sábado, 29, último dia para a retirada dos ingressos do final de semana, os locais funcionarão até o meio-dia. Verifique os pontos de troca:

– Casa Vhida (Rua Pedro Álvares Cabral, 395, Dom Pedro I)
– Casa do Idoso São Vicente de Paula (Rua Jerônimo Ribeiro, nº14, São Raimundo)
– Casa de Amparo Frei Mário Monacelli (Rua Luiz Antony, nº115, Centro)
– Lar Batista Janell Doyle (Rua Igarapé de Mauá, 01, Mauazinho)
– Casa Mamãe Margarida (Rua Penetração, 2 – Sao Jose II )

Grupos
Cabeças-de-chave: Botafogo, Vasco da Gama e Manaus FC

GRUPO A – Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ), Avaí (SC) e Vitória (BA)

GRUPO B – Manaus FC (AM), Sport Recife (PE) e Fluminense (RJ)

GRUPO C – Botafogo (RJ), Sampaio Corrêa (MA) e Vila Velha (ES)

Tabela da competição
1ª rodada (26.03)
Jogo 01 / GC – 17h45min – Sampaio Corrêa x Vila Velhense
Jogo 02 / GA – 19h – Flamengo x Vitória
Jogo 03 / GA – 20h15min – Sport Recife x Fluminense
Jogo 04 / GB – 21h30min – Vasco da Gama x Avaí

2ª rodada (27.03)
Jogo 05 / GC – 17h45min – Botafogo x perdedor do jogo 01
Jogo 06 / GA – 19h – Vasco da Gama x Vitória
Jogo 07 / GA – 20h15min – perdedor do jogo 03 x Manaus FC
Jogo 08 / GB – 21h30min – Flamengo x Avaí

3ª rodada (28.03)
Jogo 09 / GA – 17h45min – Vitória x Avaí
Jogo 10 / GB – 19h- Botafogo x vencedor do jogo 01
Jogo 11 / GA – 20h15min – Flamengo x Vasco da Gama
Jogo 12 / GC – 21h30min – Manaus FC x vencedor do jogo 03

Semifinais (29.03)
Jogo 13 – 15h – 1º Grupo A x 1º do Grupo B
Jogo 14 – 16h30min – 1º Grupo C x 2º do Grupo A

Final (30.03)
Jogo 15 – 8h30min – Disputa de 3º lugar – perdedor do jogo 13 x perdedor do jogo 14
Jogo 16 – 10h – Decisão – vencedor do jogo 13 x vencedor do jogo 14

Foto: Antonio Lima/Semjel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.