Mais de 15 periquitos são resgatados após serem atropelados em avenida de Manaus

Aves foram atropeladas por caminhoneiro e levadas à hospital veterinário. — Foto: Joedi Porto/Sepet-AM

Mais de 15 aves foram levadas ao Hospital Público Veterinário. De acordo com a equipe médica, os animais apresentavam fraturas, lesões múltiplas e traumatismos.

Mais de 15 periquitos foram resgatados após serem atropelados na noite de sexta-feira (26), na Avenida Ephigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), um caminhão atingiu os animais enquanto trafegava em alta velocidade e desrespeitou a sinalização que alerta para a presença frequente das aves na região.

Motoristas que passavam pela via flagraram o momento em que o veículo deslocou os pássaros das árvores e, em seguida, atropelou dezenas deles. Parte dos animais morreu na hora e outros ficaram gravemente feridos.

Um servidor da Sepet que estava no local ajudou a retirar os corpos da pista e resgatou os periquitos que ainda tinham sinais vitais. Outros motoristas também colaboraram para evitar novos atropelamentos.

As aves foram levadas ao Hospital Público Veterinário. De acordo com a equipe médica, os animais apresentavam fraturas, lesões múltiplas e traumatismos.

O caso pode ser enquadrado como crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê multa e detenção para quem causar danos à fauna silvestre. O Código de Trânsito Brasileiro também estabelece punições para condutores que desrespeitam limites de velocidade e sinalização.

A ocorrência será apurada e poderá resultar na responsabilização do motorista envolvido, que ainda não foi identificado.

amazonianarede
Por g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.