
Suspeita é que os 37 kg de ouro tenham sido extraídos de forma ilegal
Roraima- A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, em Roraima, cerca de R$ 28 milhões estimados em barras de ouro, suspeitos de terem sido extraídos de forma ilegal. No total, foram 48 barras apreendidas, totalizando mais de 37 kg de ouro maciço.
O flagrante aconteceu, nessa segunda-feira (20), na BR-174, na capital Boa Vista, em Roraima, durante ação de policiamento direcionado para crimes ambientais e internacionais.
O ouro estava escondido em uma caminhonete e a suspeita é que venha de garimpo ilegal em áreas de proteção ambiental e terras indígenas.
O motorista foi preso em flagrante. Não foi informado se a pessoa que contratou o transporte ou se outro envolvido foi identificado.
Essa é a terceira maior apreensão de ouro da história. As outras duas maiores aconteceram em agosto deste ano. Uma também em Boa Vista; e a outra em Altamira, no Pará.
Só esse ano, a PRF já apreendeu 190 quilos de ouro, o que representa mais de R$ 130 milhões.
As apreensões são resultado do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania”, iniciativa do Governo Federal, lançada em 2023, para intensificar o combate ao crime organizado na Amazônia Legal.
amazonianarede
Agência Brasil Portal d24am