
Intervenções ocorrem das 5h às 17h e são necessárias para preparar o sistema para o Verão Amazônico. Sistema precisará ser desligado no período
Manaus – O Complexo de Produção de Água Ponta do Ismael (PDI), na Compensa, vai passar por uma manutenção programada na próxima terça-feira (29). A concessionária programou a execução de uma série de atividades que visam garantir a qualidade dos serviços prestados na cidade, especialmente nos meses do “Verão Amazônico”, quando a produção e o consumo de água na cidade aumentam. Em decorrência do trabalho, a unidade que fornece água tratada para as zonas norte, sul, centro-sul, oeste, centro-oeste, e de parte da zona leste será desligada temporariamente das 5h às 17h, o que pode gerar oscilações ou falta de água nas regiões citadas.
O trabalho programado na Ponta do Ismael envolverá um total de 35 intervenções preventivas no sistema de produção e abastecimento de água, que vão desde melhorias elétricas e mecânicas, até manutenções em redes de grande porte, interligações e troca de registros.
O serviço ocorre a partir das 5h da terça-feira (29) e tem previsão de finalização às 17h do mesmo dia. A previsão é que o serviço de água esteja normalizado em todas as regiões impactadas em até 48 horas após a conclusão da manutenção. Por isso, é fundamental que a população reserve água para o período.
De acordo com a gerente de Operações, Jéssica Candeia, o serviço é necessário para garantir o bom funcionamento do sistema. “O Complexo da PDI opera 24h por dia, durante o ano inteiro. Naturalmente, alguns equipamentos envolvidos no processo de produção de água precisam passar por melhorias preventivas. Muitas dessas ações já visam o aumento de produção de água no período do Verão Amazônico, época em que os manauaras mais consomem água. Todas estas intervenções irão garantir que a população continue recebendo água de qualidade durante o ano”, destaca.
Abastecimento
Os trabalhos na Ponta do Ismael devem durar 12 horas. Para isso, estão sendo mobilizados mais de 170 colaboradores na operação. Além da Ponta do Ismael, equipes da concessionária estarão com intervenções em outros pontos da cidade durante o dia, como em uma rede de grande porte na avenida Max Teixeira, (na altura do Restaurante Bom Prato), no bairro Cidade Nova, troca de válvulas no reservatório da Bola do Coroado e na esquina da avenida Mário Ypiranga com a rua São Luiz – bairro Adrianópolis.
Assim que as estações forem religadas, por volta das 17h de terça-feira, a água começa a retornar na cidade de forma gradativa, chegando primeiro às regiões centrais e bairros mais próximos à Ponta do Ismael. Posteriormente, as áreas mais elevadas começam a ser reabastecidas. A previsão é que o processo de normalização do serviço ocorra em até 48 horas.
Reserve água
Para que a população tenha um menor impacto em sua rotina durante a melhoria programada da terça-feira, a Águas de Manaus recomenda que os moradores das regiões abrangidas pelo serviço reservem água para o período. A empresa também orienta o uso do recurso de forma moderada, priorizando o consumo humano e atividades essenciais. Para isso, a recomendação é de banhos curtos e que sejam evitadas lavagens de carro e de roupa no período.
Equipes da Águas de Manaus estarão mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Escolas nas zonas abrangidas pelo serviço.
A Águas de Manaus agradece a compreensão da população e informa que, qualquer situação emergencial deve ser informada imediatamente à concessionária, nos canais de atendimento: 0800-092-0195 (Whatsapp e SAC), www.aguasdemanaus.com.br.
amazonianarede
Da Redação Portal d24am