Prefeito Arthur Neto fiscaliza desmonte da feira ao lado do Adolpho Lisboa

(Reportagem: Cleidimar Pedroso – Foto: Mario Oliveira)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fiscalizou na noite desta terça-feira, 3, o desmonte da feira improvisada que funcionava ao lado do Mercado Adolpho Lisboa – no local será construída rede de tratamento de esgoto.

Com a reforma do mercado, a estrutura servia a 182 permissionários. Esta semana, a feirinha começou a ser desmontada pela Prefeitura de Manaus, que vai pagar R$ 2 mil a cada um dos comerciantes até o Mercadão ser inaugurado. Eles também passarão por cursos profissionalizantes.

Na noite desta terça-feira, Arthur foi ao local conferir todo este trabalho, além de checar as obras de reforma do mercado, que será inaugurado no dia do aniversário da cidade, em 24 de outubro. O secretário Municipal do Centro (Semc), Rafael Assayag, e o subsecretário de Serviços Básicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Peixoto, acompanharam o Prefeito na vistoria dos trabalhos.

“Saiu muito rato e muita barata. Isso mostra o quanto os permissionários estavam sendo submetidos à humilhação. Nós vamos fazer a partir daqui uma estação de tratamento de esgoto que vai jogar água 90% limpa no Rio Negro”, disse Arthur.

O Prefeito anunciou, ainda, que o mercado funcionará durante noite para atender a população e porque é um dos mais belos cartões postais da cidade. “Eu, por exemplo, vou preferir mil vezes vir a noite e curtir um pouco desse rio. Na obra descobrimos uma escada que estava escondida, que será reativada. É um dos mercados mais bonitos do mundo, é um dos mais bonitos do Brasil”.

Os 182 permissionários deixaram a cobertura onde funcionava a feira improvisada para se qualificarem no Sebrae. Eles receberão lições de: gerenciamento de seus boxes, apresentação de produtos, gestão de negócios e conhecimento em história do mercado. Os cursos de requalificação dos permissionários começa no dia 16.

“Eles recebem uma bolsa porque têm que sobreviver, sustentar suas famílias enquanto eles não voltam para um lugar que é deles e de onde nunca deveriam ter saído”, disse Arthur. “Hoje assinei todas as permissões com o meu nome inteiro.

Costumo assinar Arthur Virgílio Neto, mas fiz questão de assinar com Arthur Virgílio do Carmo Oliveira Neto porque é algo solene para mim”, disse.

Rafael Assayag disse que o mercado será devolvido para Manaus muito melhor do que ele foi recebido há oito anos atrás. “Os permissionários abriram mão das suas bancas e estão se requalificando. Não só central de tratamento de esgoto.

Também será construída estação de gás, das centrais de gás, estação de tratamento de lixo e a praça que vai funcionar no entorno do Adolfo Lisboa.

Obras

Ainda na noite de terça-feira, o prefeito foi às avenidas Joaquim Nabuco e Pedro Teixeira, que também estão passando por fresagem – retirada do asfalto antigo – para que seja instalado o concreto-asfáltico, com durabilidade muito maior que o anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.