Vestibular da UEA no domingo teve mais de 3 mil participantes

Vestibular da UEA no domingo teve mais de 3 mil participantes

O vestibular começou  no domingo (21) e continua hoje. Na terça-feira (23), serão realizadas as provas do SIS, em que participam alunos dos Ensino Médio.

Manaus, AM – As provas do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começaram a ser aplicadas em Manaus e nos municípios do interior do estado, na tarde deste domingo (21).

Os candidatos disputam mais de 3 mil vagas em cursos de graduação ofertados pela instituição somente pela tradicional modalidade de acesso.

A estudante Suely Paes, de 24 anos, é uma das centenas de candidatos que fará o vestibular. A jovem chegou a Escola Superior de Tecnologia cerca de 2h30 antes da abertura dos portões para evitar atrasos.

“Eu vim do Jorge Teixeira e cheguei 9h30. Fui uma das primeiras a chega. Não queria chegar atrasada ou perder a prova”, comentou a jovem que busca uma das vagas do curso de Odontologia na segunda tentativa pelo vestibular da UEA.

A mesma antecipação de chegada ao local de prova foi adotada pela estudante Thaís Araújo, de 19 anos. Ela também chegou às 9h30 apesar de residir no bairro Alvorada, que fica próximo da Escola Superior de Tecnologia. A maior preocupação da jovem é evitar o nervosismo no momento da prova.

“Cheguei cedo por prevenção, medo de chegar tarde e não entrar. Essa terceira vez que faço o vestibular. No primeiro ano tentei para enfermagem e desde ano passado busco Medicina. A parte mais difícil é conter o nervosismo. Por mais que você tenha se preparado o ano todo não tem como não ficar nervosa”, disse Thaís Araújo.

Um total de 83.802 pessoas  devem fazer as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e do vestibular da UEA, a partir deste domingo. Ao todo, 5.337 vagas são ofertadas pela instituição.

As provas do vestibular serão aplicadas no domingo (21) e na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), serão realizadas as provas do SIS, em que participam alunos dos Ensino Médio.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, alertou os candidatos sobre os horários das provas na segunda e terça-feira.

“Muito importantes os dias de amanhã e terça-feira. Muito importante sair e casa uma hora mais cedo do que saiu hoje. Segunda e terça-feira são dias normais de trabalho com trânsito da nossa cidade, muito importante lembrar que os portões abrem-se ao meio-dia e fecharão 12h50.

É muito  importante sair de casa bem cedo, estimar o trânsito, pensar que existe possibilidade de engarrafamento e de dificuldade para se chegar ao seu local de prova”, orientou o reitor.Total de inscrições do Vestibular e SIS: 83.802

Do total de vagas ofertadas, 264 são destinadas aos indígenas e 340 vagas para pessoa com Deficiência (PcD). Segundo a UEA, os cursos mais concorridos são Medicina, Educação Física, Direito, Enfermagem e Administração.

Amazonianarede-RAMZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.