Corte no orçamento do Inpa  ameaça de extinção a instituição de pesquisa

Corte no orçamento do Inpa  ameaça de extinção a instituição de pesquisa

Manaus, AM – Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) se reuniram, nesta quinta-feira (12), às 15h, em assembléia geral, para discutir os problemas que ameaçam as atividades do órgão de pesquisa.

O debate vai ocorrer na própria sede do Inpa, Zona Sul de Manaus. Participam da organização da assembléia o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Amazonas (Sindsep-AM), Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Fórum de Ciência e Tecnologia (FC&T) e Comitê Inpa pela Democracia.

Um dos objetivos da assembleia é alertar os servidores sobre o real perigo de extinção do Inpa, devido ao processo de desmanche que vem ocorrendo no setor de ciência e tecnologia do Brasil, e que já se instalou na instituição, ocasionando a paralisação em alguns setores e laboratórios por falta de recursos humanos e financeiros. Nos últimos dois anos, o corte no orçamento do Inpa foi mais de 40%.

Nova direção

Também na assembleia deste dia 12, os servidores vão discutir sobre a eleição para a próxima diretoria do Inpa, que acontece em junho. Outro assunto a ser colocado em pauta é a aprovação da ‘Carta do Inpa’, que servirá como orientação para que o próximo diretor entenda quais os principais problemas e as reais necessidades que a instituição possui.

Jorge Lobato ressalta que não se pode desenvolver a Amazônia sem conhecê-la. “Estão desprezando o conhecimento. Jogando na lata do lixo anos de pesquisas, algumas  relacionados à saúde. Isso traz grandes perdas para a população.

O Inpa é uma instituição muito importante para o desenvolvimento da Amazônia. Esse risco de extinção é a  maior perda de soberania e conhecimento que estamos presenciando”, enfatiza Jorge Lobato.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.