Amazonas – Com foco na melhoria do saneamento básico do interior, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai entregar 90 unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) para 38 comunidades de dez municípios do Amazonas.
A solenidade de entrega e assinatura do Termo de Cooperação Técnica com os prefeitos acontece na próxima sexta-feira, 13 de abril, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
De acordo com o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, o investimento do órgão federal para esta ação é de R$ 1,6 milhão e deve beneficiar cerca de 9,5 mil pessoas.
“A iniciativa será de fundamental importância para às comunidades ribeirinhas que não possuem água tratada, reduzindo assim problemas de saúde nas localidades”, afirmou.
A Salta-Z, é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.
Os municípios beneficiados serão Barreirinha, Anori, Nhamundá, Careiro, Beruri, Borba, Careiro da Várzea, Jutaí e Anamã. Com a implantação do Sistema, o Amazonas segue os passos para a universalização do saneamento básico, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Evento
Organizado pela Superintendência Estadual da Funasa no Amazonas, com o apoio Governo do Amazonas, o evento contará com uma exposição das tecnologias utilizadas pela Fundação nos municípios brasileiros; Unidade Móvel de Tratamento de Água (Umta).
A finalidade apoiar o abastecimento emergencial de populações vitimadas por desastres naturais e/ou antropogênicos; Unidade Móvel de Controle da Qualidade de Água (UMCQA); Melhoria Sanitária Domiciliares (MSD) e a SALTA-Z para o conhecimento dos participantes.
Amazonianrede-Assessoria