
Manaus – Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fizeram, na manhã desta quinta-feira, 13, uma ação de sensibilização com os moradores da comunidade do Morrinho, no bairro Japiim, na Zona Sul. A atividade visando despertar a consciência e combater o problema do descarte irregular de resíduos na área do Parque Lagoa do Japiim.
A comunidade possui aproximadamente 400 residências distribuídas entre cinco becos que dão acesso às casas. Muitos moradores utilizam a área pertencente à segunda etapa como lixeira. Na abordagem, os moradores eram informados sobre os procedimentos corretos em relação ao descarte de resíduos, o horário de passagem do carro coletor na área e como utilizar o Posto de Entrega Voluntária (PEV). O ponto fica instalado no parque e serve para depositar os resíduos reaproveitáveis, como garrafas pet, papelão, jornal e óleo de cozinha.
A costureira Fausta Araújo, 47, uma das moradoras abordadas durante a ação, agradeceu pelas informações e garantiu que passará a entregar o óleo de cozinha – que utiliza para fazer frituras – no PEV, que fica próximo de casa. Os técnicos da Semmas constataram também outros problemas, a exemplo de buracos abertos no muro do parque, que deverão ser fechados; construção de casas em cima da tubulação de esgoto; e tubulações clandestinas que lançam efluentes domésticos na área do parque.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) realizou uma ação de limpeza e capinação na área. No entanto, na manhã desta quinta-feira, já havia sacos de lixo lançados no local. A ação foi acompanhada pela equipe da Guarda Civil Metropolitana que atua na segurança do parque.
(Semcom)