Manaus, AM – Desde a segunda-feira, 27, órgãos da Prefeitura de Manaus estão acompanhando de perto a situação dos alagamento causadas pelas chuvas na Comunidade Raio do Sol, Cidade Nova e na Rua Salmão, Alfredo Nascimento II, zona Norte.
As equipes avaliaram os locais para buscar soluções e assim, minimizar os problemas dos moradores.
“A Defesa Civil Municipal ontem mesmo acionou as secretarias, tivemos alagaçõ es e vários casos com risco de desabamento. A análise feita juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura é de que existem grandes quantidades de lixo no sistema de drenagem.
Diante disso, fizemos um levantamento para que se possa desassorear, fazer uma limpeza do igarapé e do sistema de drenagem”, disse o Secretário Executivo da Defesa Civil de Manaus, Claúdio Belém.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também estão presentes dando o suporte às famílias vítimas da alagação.
Foi feito o cadastramento socioeconômico dessas famílias, a comunidade foi informada sobre os procedimentos para receber benefícios eventuais e de como funciona a Lei do Auxílio Aluguel.
“Hoje, nós estamos fazendo esse cadastro para identificar qual a perda e junto com a Defesa Civil também verificar quais famílias serão inclusas no Auxílio Aluguel diante da necessidade da área de risco identificada pelo orgão”, completou Mirella Lauschner, diretora do departamento de Proteção Social e Especial da Semmasdh.

Moradora há 3 anos, a dona de casa Elvira Carvalho Feitosa, acredita que com a ida das equipes da Prefeitura, os problemas da comunidade irão diminuir. “Foi muito ruim o que aconteceu ontem, e com a vinda da Prefeitura, espero que melhore a situação, não só minha que fui atingida mas de todos os moradores.”
Foram realizados 82 cadastros para benefícios eventuais. Desse total, sete famílias sinalizaram interessa no Auxilio Aluguel e foram encaminhadas para avaliação pela Defesa Civil. A entrega dos benefícios eventuais devem acontecer nesta quinta-feira, 02/03.
Estiveram presentes ouvindo a reinvindicação dos moradores, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Casa Militar e Gabinete do Prefeito em Exercício Marcos Rotta.
Amazonianarede-Semcom