Enquanto algumas cidades veem sua população e níveis de poluição crescer para ir de encontro às necessidades gerais de demanda de trabalho, indústria e até de deslocação para casas e trabalhos, bem como, construção para ir de encontro à elevada procura de habitação e indústria, outras conseguem conciliar até o fato de serem capitais de seus países com índices de poluição muito reduzidos e um nível de crescimento considerável apesar de tudo. Ficamos com as 7 cidades menos poluídas do mundo de acordo com o mais recente estudo sobre o tema:
7º – Tallinn (Estônia) – com ruas estreitas e uma muralha em volta da cidade mostram que a cidade não foi construída pensando nos veículos motorizados e isso a torna praticamente intransitável. Juntando a tudo isso uma grande quantidade de parques e o fato de ser uma cidade próxima do mar a torna uma das mais limpas do mundo.
6º – Montevidéu (Uruguai) – Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, rodeada por vinhas de perder de vista e com famosas praias de areia branca é considerada uma das capitais mais relaxadas do mundo onde a qualidade do ar é quase palpável.
5º – Edimburgo (Escócia) – Uma cidade que outrora foi considerada como sendo quase totalmente industrial, hoje tem o ar mais limpo da Europa, a par da vencedora. Uma cidade que combina a tradição e cultura de tempos antigos com a natureza com vários parques e uma proximidade ao mar. Como capital também é pouco povoada e oferece uma grande variedade de atividades ao ar livre, e uma arquitetura fantástica
4º – Ottawa (Canadá) – Na década de 50 um arquiteto criou uma área verde de 126 km quadrados que impediu que a construção se alastrasse e ao mesmo tempo permitiu que a natureza crescesse. Existe um sistema de pedalar para o trabalho que reduz em muito o uso de veículos motorizados e ainda a reduzida população de menos de 900 mil habitantes fazem dessa uma das melhores capitais do mundo.
3º – Canberra (Austrália) – Com menos de 400 mil habitantes a capital da Austrália é considerada uma cidade “aborrecida”, especialmente se comparada com as grandes cidades Australianas mas com muitos espaços verdes, pouca população e pouca construção acaba sendo uma das cidades com melhor qualidade de ar do planeta.
2º – Wellington (Nova Zelândia) – O fato de ter menos de 500 mil habitantes e ainda assim ser uma das cidades mais popularizadas da Nova Zelândia revela muito do que se passa nesse país, bem como, nessa capital. Com montanhas idílicas, praias paradisíacas e com vários programas de eficiência energética correndo um pouco pelo país todo é uma das cidades com melhor qualidade de vida e de ar do planeta.
1º – Estocolmo (Suécia) – Desde os anos 90 reduziu em mais de 25% as emissões de carbono, tem um plano de não usar combustíveis fósseis de todo até 2050. Uma cultura muito rica, um país rico, um sistema avançado de se desfazer do lixo, um dos mais avançados sistemas de transportes do mundo e uma biodiversidade cada vez maior atribua à capital Sueca o 1º lugar dessa lista.
A verdade é que muitas medidas, inicialmente não relacionadas, podem resultar num decréscimo da poluição de uma cidade, como até no Brasil temos essa prova, mas ser de forma eficiente e consistente uma cidade que em conjunto procura reduzir esses níveis, bem como, fomentar a sustentabilidade da cidade é algo que requer muito planejamento e regras.
Ainda assim a tendência e a preocupação crescente com a redução da poluição, bem como, a criação de planos para cidades completamente sustentáveis é uma realidade cada vez maior. Isso é promissor em relação ao futuro não só dessas cidades mas também do planeta.
Amazoninarede-Agencias