1ª Conferência Regional do Meio Ambiente termina hoje em Boca do Acre

Amazonianarede – SDS

Boca do Acre – Começou ontem dia 11 e termina hoje, na cidade de Boca do Acre, na calha do Rio Purus, no salão de reuniões da Maçonaria, a I Conferência Regional do Meio Ambiente tem como objetivo buscar soluções para evitar o desperdício dos resíduos sólidos.

A conferência que está sendo promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) engloba dois municípios do Purus, Boca do Acre e Pauini.

Fazem parte do eixo temático a ser discutido ‘Produção e Consumo Sustentável’, ‘Redução de Impactos Ambientais’ e ‘Geração de Emprego e Renda’.

De acordo com a Gerente de Fortalecimento Institucional e Educação Ambiental, Maria Edilene de Souza, ao final do evento será elaborado um relatório das propostas expostas e encaminhadas à Conferência Estadual, que acontece de 27 a 30 de agosto em Manaus, e posteriormente farão parte da Conferência Nacional.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alysson Pereira de Lima, falou da importância do projeto para o âmbito educacional dos bocacrenses. Segundo ele, a preocupação com os resíduos sólidos deve começar dentro de casa, no manuseio, desde a seleção e a coleta do lixo na rua, até o destino final, nos aterros sanitários. Outro ponto destacado pelo secretário é a importância de ter uma coleta organizada, padronizada e com horários agendados, para que os moradores não joguem o lixo a qualquer hora do dia e da noite.

Ao final do evento, será eleito um delegado para representar o município na Conferência Estadual.

Os interessados em debater assuntos ambientais, deverão dirigir-se ao local nos horários de 8h às 12h da manhã e das 14h às 17h pela tarde.

O debate vai girar em cima dos temas abaixo, de acordo com os questionamentos sugeridos.

* Produção e Consumo Sustentável

Quais estratégias o governo pode utilizar para orquestrar movimentos em prol do consumo sustentável?
Quais processos devem ser priorizados para que as industrias garantam maior durabilidade aos produtos estimulando a promoção de emprego e renda?
Quais modelos educativos que podem ampliar a discussão do consumo para além da questão ambiental?

* Redução de Impactos Ambientais

Quais as principais propostas dos municípios para redução dos lixões em 2013-2014?
Como as empresas podem agregar valor econômico, ambiental, legal e competitivo no retorno de bens de pós-consumo e descarte?
Quais as parcerias possíveis entre governo e setor privado?
Quais estratégias educativas e fiscais devem ser utilizadas para reduzir o lixo nos mares e curso d’água?

*Geração de Emprego e Renda

Qual o papel das indústrias (setor produtivo) na inclusão social dos catadores, considerando-se os processos de logística reversa?
Como os governos podem estimular isto?
Qual o papel da sociedade neste sentido?
Como ampliar o envolvimento da sociedade na separação dos resíduos e nos processos locais de gestão de resíduos? 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.