16 mil quelônios são soltos em área protegida no Uatumã

O Governo do Estado em parceria com a Eletrobrás – Amazonas Energia promoveu XVI Soltura de Quelônios “Uatumã é Meu Lugar”, no último dia 16 domingo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (RDS).

O evento teve como parceiros o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc – SDS), CPPQA – Balbina, CPPMA – Balbina, REBIO Uatumã e prefeituras municipais de Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo.

O “Projeto Quelônios do Uatumã” é desenvolvido pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA), localizado na Vila de Balbina. A ação socioambiental visa principalmente a preservação das diversas espécies de quelônios, onde tradicionalmente todos os anos acontece a soltura dos filhotes e atividades lúdicas em prol da preservação ambiental em 20 comunidades na RDS Uatumã.

Este ano foram devolvidos à natureza cerca de 17 mil filhotes de quelônios que nasceram nas praias artificiais e viveiro do Centro, bem como nas praias naturais das regiões do lago Maracaranã e Jaroacá.

Estiveram presentes no evento representantes das associações comunitárias, o vice-governador do Estado do Amazonas José Melo, o Deputando Estadual Sidney Leite, o presidente do ITEAM Wagner Santana, o gerente de meio ambiente da Eletrobrás, Thiago Flores e a Secretária da SDS Kamila Amaral.

Durante o discurso de abertura da solenidade o vice-governador ressaltou a importância de ações como esta para com a preservação ambiental e a participação ativa do setor privado com sua responsabilidade socioambiental, haja vista, que o Governo do Amazonas apoia não somente esta iniciativa, mas também nos municípios de Carauari, Juruá, Itamarati e Nhamundá.

A Secretária de Meio Ambiente do Estado, Kamila Amaral, destacou que o evento é simbólico e comemorativo na Unidade de Uso Sustentável, pois o resultado da soltura é fruto de um trabalho continuo feito pela comunidade em parceria com a Eletrobrás e que demonstra a soma de esforços em prol da proteção ambiental valorizando os moradores.

Toda comunidade participa da gincana de soltura e aprende por meio de diversas atividades de educação ambiental, a importância da preservação dos quelônios em nossos rios Amazônicos por intermédio de atividades como: peças teatrais, danças, jograis e poesias, apresentação de músicas ecológicas composta pela comunidade aquém das ações que levam cidadania a população ribeirinha com corte de cabelo, massoterapia, orientações odontológicas, curso de alimentação alternativa e esportes diversos.

Projeto

O Projeto de Quelônios de Uatumã é um destaque dentro da Unidade de Conservação (UC), entre as diversas atividades de conservação desenvolvidas dentro da região que começou com esta proposta em 1996.

A cada ano o projeto ganha novos parceiros e apoio da própria comunidade ribeirinha que está cada vez mais capacitada a lidar com as questões de preservação ambiental, assim como fiscalizar e monitorar a própria região onde vivem em consonância com a natureza

Neste projeto os moradores locais são capacitados para atuarem como agentes de praias que trabalham na vigilância de tabuleiros de quelônios, transplante e criação filhotes em berçários até que os mesmos atinjam tamanho mínimo para retornarem para o rio, aumentando assim a taxa de sobrevivência desses animais.

Foto: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.