
Manaus – A Semana de prevenção, orientação e combate ao câncer bucal a ser realizada entre os dias 25 a 31 de outubro de cada ano deve entrar no calendário do município neste ano. É o que institui o Projeto de Lei nº 261/13 do vereador licenciado David Reis, subscrito pelo vereador Luis Neto, ambos do PSDC.
A proposta, aprovada na manhã desta segunda-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), seguiu para sanção do prefeito.
O PL visa auxiliar na prevenção e combate ao câncer bucal. A semana deverá ser incluída no calendário de atividades desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Secretaria de Educação (SEMED), com a finalidade de discutir e definir procedimentos de informações educativas relativas à Semana nas escolas da rede municipal de ensino, junto a profissionais da área e a instituições públicas e privadas que atuam na área de oncologia.
A ação pretende também, por meio de campanhas de esclarecimento, diminuir os índices de mortalidade, além de evitar gastos futuros com internações e medicamentos, medidas extremas e pouco eficazes por se tratar de uma doença com rápida evolução. A campanha busca ainda, evitar os diagnósticos tardios, em que a maioria dos pacientes que começam o tratamento se encontra em estágio avançado da doença, com sobrevida máxima de cinco anos.
Luis Neto destaca a importância do PL, de forma que a proposta venha se tornar realidade em Manaus. “A orientação da prevenção do câncer bucal nas escolas é fundamental, até porque a maioria dos passa a maior parte do tempo na escola. Esse é o local propício, quando muitos não têm orientação em casa”, observou Luis Neto.
Fonte: CMM