
Manaus – O grave acidente registrado na noite de sexta-feira (28), em que uma carreta e um micro-ônibus executivo colidiram de frente, na Avenida Djalma Batista, mobilizou diversos setores da Polícia Civil. Ao todo 15 pessoas vieram a óbito em decorrência do fato.
Após a informação do acidente chegar ao conhecimento da instituição, policiais lotados no 12º Distrito Integrado de Polícia, localizado no bairro de Flores, foram acionados para atender a ocorrência. Equipes de perícia do Departamento de Polícia Técnico-Científica também foram chamadas a comparecer ao local. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) estiveram presentes para garantir pronto atendimento.
No IC serão preparados os laudos que envolvem toda a mecânica do acidente, como velocidade, rota e motivos causadores da colisão. Estes dados serão juntados ao inquérito policial aberto para apurar a ocorrência.
O diretor do IML, Sérgio Machado, também determinou que as perícias realizadas no local priorizassem o atendimento e liberação dos corpos aos familiares de vítimas envolvidas, visando assim reduzir a consternação dos parentes que se aglomeravam em frente à unidade.
O Diretor de Polícia Metropolitana, Delegado Emerson Negreiros, ressaltou que o caso está sendo investigado, ainda que o possível causador esteja entre as vítimas fatais. Negreiros afirma que há diversas responsabilidades envolvidas no caso e a Polícia Civil é responsável por juntar informações que servirão de fonte para o poder judiciário julgá-las.
“É um caso sui generis, não se vê todos os dias acidentes destas proporções. Já podemos afirmar, por meio de perícia preliminar, que não houve problema na barra de direção da carreta. Determinei que o veículo fosse recolhido ao parqueamento do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) para que realizemos perícias mais profundas”, ressalta Negreiros. Segundo o Delegado, o inquérito tem prazo de trinta dias para ser entregue à justiça.
Neste período serão feitas análises mais profundas buscando esclarecer todos os detalhes do acidente, paralelamente às investigações e apurações junto a testemunhas do acidente. “Ainda é cedo para afirmar de quem é a responsabilidade, mas tudo indica que houve alta velocidade de fato. Essa é a grande importância da perícia. Não apenas o testemunhal tem peso, mas a perícia atua de forma científica, provando ou descartando as hipóteses levantadas”, completou Emerson Negreiros.
Os familiares das vítimas podem se dirigir à delegacia mais próxima para solicitar a requisição de necropsia ao Delegado. Nesta segunda-feira (31) os processos serão encaminhados à Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (DEAT).
Fonte: Ascom