Coari- AM – A operação “Interior Seguro” – deflagrada no início da manhã desta sexta-feira (24), pela Polícia Civil – já resultou na prisão de 23 pessoas em Coari, a 469 km de Manaus. A ação tem como objetivo o cumprimento de 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Outras prisões ainda devem ser realizadas.
De acordo com a Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), foco é combate ao tráfico de drogas, os “piratas do rio”, pistoleiros de aluguel, assaltantes, homicídio, roubo e furtos no município.
As investigações sobre os crimes duraram quatro meses para identificar os alvos da operação. O delegado-geral Mariolino Brito ressaltou que o município de Coari sedia a maior parte dos “piratas”, que tomam as drogas dos traficantes e repassam para outros criminosos em Manaus.
“Os delitos que ocorrem aqui são ligados ao tráfico de drogas, inclusive aliciando menores em razão da imputabilidade para serem soldados do tráfico, além da compra de armas clandestinas”, destacou Brito, por meio de assessoria.
As equipes chegaram a Coari na quarta-feira (22). O primeiro alvo foi um homem ligado ao tráfico de drogas e a assaltos, conhecido como “pirata do rio”, em um sítio localizado a 47 quilômetros da sede de Coari.
“É uma operação em conjunto com as policias Militar e Civil, em que nosso efetivo, inclusive o do Comando de Operações Especiais, já está dando cumprimento a vários mandados de prisão naquele município, para que de fato nós possamos devolver a segurança aos moradores de bem de Coari”, disse o comandante geral da PM, coronel Davi Brandão.
Participaram dos trabalhos 30 policiais civis, lotados na delegacia de Coari, Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegacia Fluvial (Deflu).
Amzonianarede-JAM