Mulheres são homenageadas na Câmara com Diploma de Mulher do Ano

Manaus – Mulheres de diversos segmentos da sociedade manauense receberam na tarde desta quinta-feira (13), durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Diploma de Mulher do Ano, como homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A homenagem é de autoria do presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva (PSDB) e das vereadoras Professora Jaqueline (PPS), Socorro Sampaio (PP), Professora Therezinha Ruiz (DEM), Vilma Queiroz (PROS), Glória Carratte (PSD) e Rosi Matos (PT), todas pertencentes à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara.

Conforme Bosco Saraiva, hoje é uma data especial para a Câmara Municipal ao reunir mulheres que contribuem diariamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa para todos. “A Câmara tem o enorme prazer em poder reservar o plenário nesta tarde, para celebrar o dia dedicado às mulheres”. Compuseram a mesa com o vereador, além das vereadoras pertencentes à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a deputada federal Rebecca Garcia (PP), deputada estadual Conceição Sampaio (PP) e a primeira dama do município, Goreth Garcia.

Entre as homenageadas, que receberam não só o Diploma de Mulher do Ano, mas rosas vermelhas – estão à delegada titular da 4ª seccional Oeste, Suely dos Santos Costa; a dona de casa Maria Fota de Souza; a capitã da Polícia Militar do Amazonas, Cleide Grangeiro de Queiroz; a escritora Maria Oliveira de Abreu, a representante do Centro de Referência e Amparo à Mulher, Silvana Conceição de Colares, a servidora da CMM, Maricildes do Nascimento Silva, Oriona Ozi, presidente fundadora do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) e a primeira dama do município, Goreth Garcia.

Oriana Ozi ressalta que todas as mulheres merecem em algum momento receber um reconhecimento por todo o trabalho executado. “Todas nós mulheres merecemos ser homenageadas, porque somos guerreiras e esse diploma não é só meu. É de todas que participam do Gamma”, afirmou.

Servidora do cerimonial da CMM, Maricildes, recebeu a homenagem em nome de todas as servidoras da Casa. “Sempre temos que ser guerreiras, lutar para avançar na vida, ter muito amor e ajudar as pessoas. Isso é muito importante. Tenho um coração muito grande, gosto de ajudar as pessoas. Acho que isso e o carisma que tento levar a todos que estão em volta me levaram a receber essa homenagem”, disse emocionada.

Em seu discurso a deputada federal Rebecca Garcia salientou a importância da participação das mulheres na política. “É preciso que cada vez mais mulheres se engajem na política. Temos que correr atrás do prejuízo, dos anos que ficamos sem poder participar. Precisamos mais participar de debates políticos”, concluiu.

Para a deputada estadual Conceição Sampaio o momento traz não só a luta do passado, mas também a permanência de uma defesa por dias melhores. “Quando existir uma mulher sofrendo violência, é sinal que precisamos avançar”, destacou.

Para a primeira dama do município, todo o dia é preciso que mulheres em todo mundo lutem para ganhar terreno.

De acordo com a vereadora Jacqueline, presidente da Comissão da Mulher e da Procuradoria da Especial da Mulher da Câmara, a última instituída na quarta-feira (13), a oportunidade serve para mostrar a todas as mulheres os trabalhos desenvolvimentos por ela na CMM. “Conseguimos criar mais um instrumento de fiscalização, que é a Procuradoria da Especial da Mulher e ainda a Cartilha Lei Maria da Penha, que é distribuída nas escolas”, ressaltou.

As vereadoras Socorro Sampaio, Therezinha Ruiz e Rosi Matos relembraram ainda a força e dedicação de cada mulher nas diversas atividades exercidas atualmente pelo sexo feminino.

Participaram também da homenagem o Coral da Câmara, vereadores Waldemir José (PT), Professor Bibiano (PT) e Joãozinho Miranda (PTN) e diversos movimentos femininos.

Fonte: Dircom CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.