Manaus – Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na tarde desta sexta-feira, dia 1º, aponta que o número de homicídios registrados em julho, 58 casos, foi o menor dos últimos três anos no mesmo mês. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, desde o último dia 16, o Sistema de Segurança realiza a “Operação Manaus Segura” em todas as zonas de Manaus com objetivo de aumentar a presença das polícias na rua e inibir a criminalidade. “Somente nesses dias de operação, do dia 16 ao dia 31, os homicídios caíram 42%, isso prova que nosso planejamento tem surtido efeito, a polícia está dando resposta para a sociedade”, disse.
Vital destaca que em 2012 foram registrados 101 casos de assassinatos no mês de julho. Em 2013, o número passou para 70 registros, apresentando uma redução de 30%. “É bom destacar que é a redução em cima da redução, um feito histórico que merece ser destacado e que irá constar no histórico das estatísticas de Manaus”, disse.
O secretário de Segurança afirma também que as ações de segurança pública são de caráter permanente, mas devem ser flexíveis para atender as demandas da cidade. “A Operação Manaus Segura, por exemplo, está principalmente nas zonas norte e leste, áreas da cidade que concentram maior parte da população de Manaus e que estavam registrando um número maior de ocorrências”, disse.
O secretário destaca o trabalho de investigação que vem sendo realizado pela Polícia Civil. “Como a própria imprensa mostra, quase que diariamente, a Polícia Civil vem realizado prisões de pessoas envolvidas nesses crimes de homicídio”, afirmou.
De acordo com a delegada-adjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Débora Mafra, os crimes de homicídios na capital estão sendo resolvidos de maneira mais rápida por conta da implantação de novos métodos nos trabalhos das equipes de investigação. “Hoje quando sabemos de um crime as equipes são deslocadas imediatamente para o local e lá mesmo ouvimos as testemunhas e os possíveis suspeitos da situação. Esse momento é estratégico, pois as pessoas estão emocionadas e acabam falando tudo o que viram e muitas vezes com riquezas de detalhes. Porque se nós formos convocá-las para serem ouvidas depois, corre o risco de, por medo, não contarem o que sabem,” argumentou Mafra.
A delegada ressalta que a confiança da população no trabalho da Polícia Civil tem aumentado de maneira positiva. O que leva as pessoas a denunciarem os autores de crimes na DEHS ou através do disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 181. “A população sabe que nós vamos garantir o sigilo da nossa fonte e que vamos até o fim para elucidar os casos”.
Ainda de acordo com Mafra, o trabalho da Polícia Técnico-Científica também é uma das importantes ferramentas para a rápida resposta dos autores de homicídios. “Nós podemos contar com o laboratório forense. Hoje com apenas uma gota de sangue somos capazes de identificar o criminoso. E assim conseguimos concluir o nosso trabalho”, finalizou.
Produtividade
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas também divulgou dados da produtividade das polícias neste período. Do dia 16 até o dia 31 de julho foram registradas 611 prisões, a maior parte por tráfico de drogas, roubo e furto. “Temos muitas prisões em flagrantes de pessoas que estavam vendendo drogas e ainda casos de bandidos flagrados cometendo assaltos”, destacou Vital.
Nesse mesmo período, 72 menores foram apreendidos por práticas de atos infracionais. “Infelizmente, cada dia vemos muitos menores envolvidos com crimes, principalmente, tráfico de drogas. É um problema social que deve começar a ser combatido dentro do ambiente familiar”, afirmou.
Fonte: Ascom