Manaus – O governador do Amazonas, José Melo, destacou a aproximação cultural que a Copa do Mundo tem proporcionado ao Estado do Amazonas e aos países que têm jogos programados em Manaus. O governador esteve, acompanhado da primeira-dama Edilene Melo, na noite de terça-feira, 17 de junho, no Teatro Amazonas, onde prestigiou a apresentação do concerto “Pérolas da Croácia”, que integra a programação cultural “Amazonas de Todas as Artes”, com 997 atividades oferecidas pelo Governo do Amazonas, para o período do mundial.
O evento também contou com a presença do embaixador da Croácia, Drago Stambuk, além do secretário estadual de Cultura, Robério Braga. “Nossas pátrias são distantes geograficamente, mas têm laços culturais e comerciais importantes. Por causa da Copa, o Amazonas resolveu oferecer àqueles que nos visitam e àqueles que moram aqui um pacote cultural importante com o envolvimento de vinte e um mil artistas locais”, destacou o governador.
José Melo também enfatizou a parceria com a Embaixada da Croácia no Brasil, o que proporcionou o encontro de artistas croatas e a Orquestra Amazonas Filarmônica. Para o embaixador, o espetáculo fortalece ainda mais os laços entre Brasil e Croácia. “É uma honra que meu país tenha iniciado a Copa com o anfitrião dos jogos e hoje, às vésperas de mais um jogo da Croácia, poder oferecer nossas joias e tesouros culturais é uma grande oportunidade. Com certeza irá fortalecer nossa relação cultural”, afirmou Drago Stambuk.
Já foram realizadas apresentações culturais da Itália e Inglaterra, países que tiveram jogos na cidade de Manaus. Outros países, entre eles Portugal, também trarão mais espetáculos para os palcos amazonenses. Nos dias de jogos, no entorno do Teatro Amazonas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SEC), tem oferecido telões para que os visitantes acompanhem as partidas, além de shows com bandas locais.
‘Pérolas da Croácia’
O espetáculo “Pérolas da Croácia” apresentado na terça, 17 de junho, às 21h, no Teatro Amazonas, teve entrada gratuita, e é uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e o Ministério da Cultura da Croácia, através da Diretoria de Concertos de Zagreb.
O concerto foi composto por um grupo de cantores e uma pianista da Croácia, que apresentaram a música da Croácia, interpretando autores eruditos daquele país e também brasileiros com o acompanhamento da Orquestra Amazonas Filarmônica. O grupo foi co-organizado por Jelena Nediljka Kovac. Os artistas que formaram o grupo foram a pianista Vedrana Kovač, a soprano Martina Zladro, a meio-soprano Biljana Kovač, o tenor Domagoj Dorotić e o baixo Sasa Cano.
Foto: Michael Dantas/Agecom