Beruri, AM – O Batalhão do Policiamento Ambiental, apreendeu no rio Madeira, município de Beruri, aproximadamente mil metros cúbicos ilegais de madeira em toras. A apreensão ocorreu em uma ação conjunta entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9). As equipes chegaram até o local onde o material era armazenado após uma denúncia anônima registrada no Ipaam.
A denúncia apontava que embarcações transportavam o material pelo Rio Purus, próximo a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus e da comunidade Surara. Ao todo, 750 toras de diversas espécies estavam agrupadas em jangadas à deriva ao longo do rio.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que os suspeitos de transportarem o material fugiram ao saber que a fiscalização ocorria na comunidade. A autoria do crime ainda é desconhecida, mas as investigações do Ipaam e do BPAmb devem continuar.
A Secretaria de Ação Social de Berurí ficou responsável pelo armazenamento do material, até que o Ipaam possa dar um destino final para a madeira.
Amazoianarede-Assessoria