Manacapuru – O subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Manacapuru, capitão Joel Zelian, foi exonerado do cargo na tarde desta quarta-feira (28), após conceder uma entrevista polêmica a uma web rádio local, na qual ele afirma que “deu ordens para matar quem trocasse tiros com a polícia e que na cidade, para ele, todos eram bandidos”. O comando do batalhão interpretou as palavras como ofensivas à sociedade, o que acabou desencadeando a saída do oficial.
Joel estava há cinco dias no comando das operações da PM na cidade, que fica distante 68 Km de Manaus. As ações vinham recebendo apoio da população, mas as declarações do militar que não foram bem aceitas pela instituição.
“Se o nosso policiamento encontrar esses tipos de assaltantes com arma caseira, que venham querer cair na besteira de trocar tiros, já dei ordem para matar. Aqui, para mim, todo mundo é bandido”, disse o subcomandante, em um trecho da entrevista.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, André Giola, o capitão deverá se apresentar ao Comando de Policiamento do Interior (CPI), onde providências serão tomadas. “Ele já foi exonerado do cargo e designado para que retraísse à capital Manaus e se apresentasse ao CPI. Lá serão tomadas as providências cabíveis para solucionar o problema”, disse, em entrevista à Rede Amazônica.
Populares foram às ruas em defesa do subcomandante. “Ele foi pulso firme e deu uma ordem de choque na nossa cidade e sentimos sim a paz que tanto esperamos”, declarou o professor Daniel Cristovam, que desaprovou a exoneração.
“Dentro desses cinco dias que ele passou nesse comando as coisas amenizaram e nós não vimos mais ninguém na pedra (termo popular para o lugar onde os mortos passam por autópsia no IML), o que já havia se tornado comum no nosso município”, disse o enfermeiro Janderson Mendes, que também é contra a saída do oficial.
Em nota, a Polícia Militar classificou as declarações do oficial como “inapropriadas” e “de cunho pessoal”, ressaltando ainda que a conduta de Joel Zelian se traduz em um “comportamento irregular”.
Manifestação
Apesar da entrevista polêmica, as população da cidade fez manifestação em defesa do oficial, considerando que apenas ele foi infeliz em algumas colocações na entrevista, mas o trabalho que realizou foi elogiado por todos.
A população garante que logo que assumiu o posto o subcomandante exonerado, a questão da segurança melhorou muito da cidade, por isso, eles defendem s volta do oficial ao posto do qual foi exonerado.
Amazonianarede-Bom Dia Amazonia