Nhamunda realiza soltura de quelônios em Área Protegida

Aconteceu no município de Nhamunda, a 375 km de Manaus, atividade comunitária promovida em parceria pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Prefeitura.

O evento realizado na APA Guajuma, na comunidade de Santo Antônio, a 30min de lancha da sede municipal, contou com a presença da Secretária de Estado do Meio Ambiente, Kamila Botelho do Amaral, Presidente do Ipaam, Ademir Stroski, Vice Prefeito, Cleudo Tavares, Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Paulo e comitiva técnica.

O Projeto pé-de-pincha coordenado pela Universidade Federal e apoiado pelo programa de agentes ambientais voluntários do CEUC/SDS está em processo de implantação no Baixo Amazonas, mas já possui resultados significativos, pois nesta área existe uma intensa pressão aos recursos naturais, especialmente pescado e quelônios.

As comunidades envolvidas estão engajadas na proteção dos estoques pesqueiros e tabuleiros de quelônios para garantir a manutenção dessa região. Para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente o apoio público para este trabalho voluntário é fundamental para o sucesso do projeto: “São diversas iniciativas que identificamos em todo o Amazonas, comunidades envolvidas manutenção dos quelônios com seu monitoramento e proteção periódica aos tabuleiros e praias.”

O trabalho da SDS tem sido focado pela diretriz do reconhecimento e valorização dos comunitários envolvidos, estimulando assim a ampliação e adesão de novos voluntários.

Além disso, destacou a secretária que o resultado a médio e longo prazo são imensos, especialmente pela educação ambiental direcionada as crianças e adolescentes.

A UFAM através do projeto pé-de-pincha tem contribuído diretamente na valorização destes agentes e após dois anos alcança a marca de 2 milhões de filhotes de Quelônios.

Foto: José Narbaes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.