Amazonas estuda criação de Centro de Pesquisas Hídricas e oferta de qualificação em Economia Verde

(Foto – Divulgação)

A Construção de um Centro de Pesquisas Hídricas, investimentos em qualificação voltada à Economia Verde e a possível instalação de uma indústria relacionada à tecnologia de tratamento de água.

Estas foram algumas das deliberações da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) durante o Painel Tecnologias para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado como parte da programação da 7ª Feira Internacional da Amazônia, na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro.

Na oportunidade, o titular da Seplan, Airton Claudino, abriu a jornada de Seminários, com a palestra “Tecnologia para o Desenvolvimento Econômico Sustentável”, na qual apontou vários indicadores do Estado e também projetos que vem sendo desenvolvidos na área. Em seguida, o secretário de Estado de Mineração e Recursos Hídricos, Daniel Nava, proferiu a palestra “Água para Sustentabilidade do Planeta”, abordando questões relacionadas à disponibilidade da água no Amazonas e sobre saneamento.

O Painel teve, ainda, a participação de Suleiman Kassicieh, do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Universidade do Novo México – EUA, que falou sobre “Desenvolvimento Econômico por meio de melhorias tecnológicas e a interatividade entre a academia, indústria e Estado”.

Outro ponto do Painel foi a palestra de Rodney Herrington, presidente da empresa americana Acqua Acces, que apresentou um sistema inovador e econômico para o tratamento de água, através de um mecanismo pequeno e portátil.
A programação do Governo do Estado durante a Feira Internacional da Amazônia prossegue na noite desta quinta, dia 28, com a palestra “O Complexo Naval, Mineral e de Logística do Estado do Amazonas: Avanços e Perspectivas”, com o secretário executivo da Seplan, Ronney César Campos, às 19h, no estande do Governo do Amazonas.

Eixos estratégicos – Coordenado pela Seplan, o estande do Amazonas está dividido em seis eixos estratégicos com as principais ações do Estado na área: Infraestrutura; Setor Produtivo; Educação; Segurança, que tem como destaque o programa Ronda no Bairro; Espaço Copa 2014 e o Eixo Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.