Manaus – O trabalho de ensino integral desenvolvido há três anos, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeine, na Alvorada, zona Centro-Oeste, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), será apresentado na Itália durante a 12ª edição do Grupo de Estudos da América Latina.
O evento contará com a presença das professoras Ariana Nunes, Maria Estela Nepomuceno, Paula Vasconcelos e a gestora da unidade Zilene Trovão, que irão apresentar aos participantes, de várias partes do mundo, o trabalho que vem sendo realizado, após o Cmei adotar a Educação Integral no ensino dos seus 422 alunos da Educação Infantil.
O evento teve início neste domingo, 6/5 e se estende até a próxima sexta-feira, 11, na cidade Reggio Emilia, no norte da Itália. A cidade é referência mundial em educação da primeira infância.
O evento é promovido pela rede Solari Brasil, em parceria com a Reggio Children e Centro Internacional Loris Malaguzzi e reunirá profissionais de educação de 31 países latino-americanos. Além de Manaus, a escola irá representar a região norte do Brasil.
O Cmei é primeira unidade da rede municipal na Educação Infantil que adotou a Educação Integral e a concepção de escola democrática, como metodologia de ensino para crianças de 4 e 5 anos.
No fim de 2017, a unidade recebeu da rede Solari Brasil, o reconhecimento pelo trabalho diferenciado e inovador na primeira infância. “Estamos muito felizes por mais este reconhecimento. São iniciativas como esta, de uma escola exemplar, que mostram como é possível engrandecermos cada vez mais nossos alunos de conhecimento e boas práticas”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.
O evento
O Grupo de Estudos permitirá a troca de experiências em práticas educativas com escolas que são referências mundiais na Educação Infantil. As professoras vão poder apresentar as mudanças vivenciadas nos últimos três anos com a implantação da Educação Integral.
Entre essas mudanças serão expostas a troca do método de ensino, que atualmente valoriza e respeita a criança, a troca da sala de aula tradicional por espaços educacionais, onde acontecem aulas interativas, com brincadeiras que trabalham habilidades e competências, o ensino regular diferenciado, aliado a estratégias pedagógicas que buscam respeitar e valorizar a criatividade das crianças, como explicou a gestora da unidade, Zilene Trovão.
“Vamos mostrar, por exemplo, que saímos do sistema de ‘apostilamento’, e hoje trabalhamos nos espaços de aprendizagem, saímos não só da sala de aula, como dos muros da escola, além de atuarmos com diversas parcerias”, informa.
Segundo a professora Ariana Nunes, o momento será importante para absorver novos conhecimentos e, desenvolver novos métodos de ensino. “A minha expectativa é de renovação metodológica. Poderei rever minha prática pedagógica a partir da troca experiências com educadores de outros países”, observa.
Pioneirismo
O Cmei Hermann Gmeiner foi a primeira escola da região norte a ter um Espaço Sonoro/Quintal Musical. O espaço funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 7h às 17h, e além de ser usado pelos alunos do centro, também está disponível para as outras unidades de ensino e projetos que funcionem dentro da Aldeia SOS, assim como por toda a rede municipal de ensino para realização de atividades pedagógicas, usando a musicalização.
O espaço possui instrumentos musicais feitos de material reciclado e colhido da natureza como violão, tamborim, tambor, flauta, gaita, entre outros, que podem e serão usados durante as atividades escolares, como forma de proporcionar um ensino diferenciado e mais atrativo aos alunos.
Amazonianarde-Semcom