
Manacapuru, AM – Mais de 80 famílias que atuam no setor primário do município de Manacapuru (a 89 quilômetros de Manaus) devem melhorar o escoamento agrícola com a aquisição de um caminhão-baú com capacidade de 8,5 toneladas, que foi entregue, nesta quarta-feira (27), pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Governo do Amazonas.
O veículo é fruto de um convênio firmado entre o FPS e a Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município (Coopfamma), no valor de R$ 100 mil.O transporte deve trazer qualidade no escoamento dos produtos agrícolas da cooperativa, que fornece os alimentos para Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A presidente de honra do FPS, Mônica Mendes, afirma que o setor produtivo é uma das prioridades da gestão Amazonino Mendes.
“O governador Amazonino Mendes determinou que o setor primário terá prioridade em seu Governo, pois é primordial para o desenvolvimento do nosso Estado.
Essa cooperativa deve trazer importante benefícios para as famílias, porque vai reduzir custos com o transporte da produção”, destacou Mônica Mendes que, também, ressaltou sobre edital 003/2017, que destina R$ 6 milhões para fomento do setor primário.
“Temos um chamamento público para projetos de cooperativas e associações que queiram submeter as propostas para concorrer ao edital específico do setor primário. Vamos receber os projetos até o dia 19 de janeiro e é uma grande oportunidade para termos mais famílias beneficiadas com equipamentos que ajudem em seus trabalhos no campo”.
Aumento de produção
A solenidade aconteceu na sede da associação, com a presença do prefeito de Manacapuru, Beto Dângelo, e do deputado estadual Josué Neto. A presidente da cooperativa, Núbia Neves, afirma que o benefício garante mais qualidade de vida para os produtores rurais.
“Agora acreditamos que vamos aumentar a nossa produção, uma vez que não vamos ter tanto gastos como fretes e perdas de produtos como era antigamente. E isso é fundamental porque temos muitos compromissos na cidade e em Manaus com as escolas e demais feiras”.
Anualmente, a Coopfamma produz 500t de mamão havaí, 450t de mandioca, 350t abóbora, 300t de melancia, 200t de maracujá, 150t de banana pacovã, 100t de banana maçã e 50t de goiaba.
A cooperativa possui atualmente 82 associados das comunidades Rainha dos Apóstolos (Costa do Ajaratubinha), Menino Deus e Nossa Senhora de Nazaré (Costa do Paratari), Divino Espírito (Costa do Marrecão), São Lázaro (Paraná do periquito) e produtores independentes da AM 070.
Amazonianarede