Vereadores de São Gabriel recebem apoio de Josué Neto para projetos que beneficiam o município

Manaus – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Josué Neto (PSD), recebeu nesta quinta-feira (4) um grupo de vereadores do município de São Gabriel da Cachoeira, que veio a Manaus para um encontro de trabalho com o governador Omar Aziz (PSD).

Ao presidente da Casa, os vereadores, encaminhados pelo secretário de Extraordinário de Governo, Amilton Gadelha, expuseram as dificuldades do município para se desenvolver e pediram ajuda política para o encaminhamento de soluções aos problemas.

Depois de ouvir atentamente a exposição feita pelo vereador Eder Lopes (PP) e pelo secretário Amilton Gadelha, Josué definiu a formação de um grupo de trabalho misto, composto pelos vereadores e deputados estaduais, para atuar no planejamento, organização e formulação de propostas para serem encaminhadas ao governo do Estado e apresentadas a órgãos públicos e instituições privadas que possam atuar como parceiros.

“Hoje quem mais pode nos ajudar é o governador Omar Aziz, mas precisamos agir com presteza, pois ele só tem um pouco mais de um ano de governo”, argumentou o presidente da Aleam, ao mesmo tempo em que colocou a Casa à disposição para agir no campo político. “O nosso tempo é curto”, lembrou, definindo que na condução da questão “o planejamento é com vocês; aqui, nós vamos ajudar a executar”.

De acordo com os visitantes, hoje o questionamento maior no município é quanto à falta de oportunidades para o desenvolvimento de atividades potencialmente promissoras, como é caso da produção de farinha de mandioca, o aproveitamento comercial das pedras semipreciosas que existem em abundância no município, o aproveitamento de produtos da floresta como o cipó titica e os óleos essenciais.

Uma das propostas tem como objetivo a implantação de um projeto de produção de farinha cuja fábrica principal seria montada sobre uma balsa de ferro, que teria condições de percorrer e atender a todas as comunidades produtoras. No caso das pedras semipreciosas e produtos da floresta, a proposta é fomentar parcerias com grandes empresas do ramo, como a Natura e a Lapidar (MG), que têm interesse na matéria-prima regional.

Um dos entraves apontados ao presidente da ALEAM pelos vereadores refere-se às restrições impostas pela legislação ambiental na área do Alto Rio Negro, onde o município de São Gabriel, que é o terceiro maior do país, com 109 mil km², possui apenas 8 mil km² de terras municipais fora de reservas indígenas e parques nacionais.

Os vereadores Eder Lopes (PP), Jurandir Gonçalves (PT), Olivaldo dos Santos (PT) e Alcindo Rodrigues (PTB) também relataram ao presidente Josué Neto o encontro com o governador Omar Aziz, no qual receberam a confirmação de projetos importantes como a construção do CETI (Centro de Educacional de Tempo Integral), recuperação da estrada Camanaus e da infraestrutura da cidade, inclusive abastecimento de água, e das comunidades de Iauretê, Içana e Pari Cachoeira.

Fonte: Diretoria de Comunicação 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.