Vencedores da corrida do professor vão para a São Silvestre

(Foto: Cleomir Santos)

Mais de 2.700 pessoas participaram da I Corrida e Caminhada do Professor, que aconteceu neste domingo, dia 13 de outubro, já em celebração ao Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira, dia 15.

Dividido nas categorias amador, cadeirantes, e pessoas com deficiência visual, física (amputados), e com paralisia cerebral, todos os atletas inscritos que terminaram as provas nos tempos máximos previstos receberam uma medalha de participação.

E com o bom desempenho dos atletas, os três vencedores do masculino e feminino, vão participar da tradicional maratona nacional, a prova de São Silvestre, em São Paulo, com patrocínio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os servidores da Semed fizeram da corrida uma grande celebração no domingo ensolarado. O evento teve apoio da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fadae-AM). O secretário de Educação, Pauderney Avelino, participou da prova acompanhado da filha. Já o subsecretário de finanças da secretaria, Luis Fabian, caminhou em clima de descontração, ao lado da vereadora professora Therezinha Ruiz.

O evento movimentou tantos atletas, que até mesmo quem não faz parte dos quadros da secretaria marcou presença, como a corredora Mariana Maia: “Eu participo de todas as corridas de rua. Elas são ideais para amadores como eu, e com um percurso como essa da corrida da Semed qualquer um pode correr” disse ela.

Os atletas percorreram um percurso de 3 km e todos que completaram a prova participaram de sorteios de brindes. A premiação foi dividida entre individual e coletiva, nos gêneros masculino e feminino. E enquanto os participantes suavam a camisa para cruzar a linha de chegada, a equipe de coordenação do evento preparava aquela recepção, regada a muitas frutas e água geladas, importantes para a reidratação dos corredores, dando um refresco no calor.

O vencedor da I Corrida e Caminhada do Professor foi o professor de educação física da escola Jarlece Zaranza, Giulleno Lima, com o tempo de 18 minutos e 15 segundos. Para o campeão, que já corre há 17 anos e participou do X-Terra e da São Silvestre, o percurso foi tranquilo. “O percurso foi muito bom, com algumas subidas e descidas, mas bem tranquilo. Tenho boa preparação física e isso me ajudou bastante”, disse o vencedor.

Com apenas 15 segundos a mais no tempo, o segundo colocado foi Julio Marques, diretor da escola Manoel Adriano, da Zona Rural de Manaus. Ele enfatizou que a preparação é fundamental para se obter bons resultados: “É importante caminhar e se exercitar, nós precisamos dá exemplos aos nossos alunos, com atividades esportivas como essas”. O terceiro lugar na corrida ficou com o professor Manuel França, da escola João Queiroz.

Durante a cerimônia de premiação, o secretário Pauderney Avelino parabenizou a todos pela participação. “Esse evento foi muito importante para o nosso congraçamento em comemoração ao Dia do Professor. A partir de hoje a Corrida do Professor está oficialmente inserida no calendário da Semed”, falou o secretário, que também mostrou pique esportivo.

Diante do sucesso do evento e dos pedidos dos professores vencedores, a Semed irá patrocinar a ida dos três primeiros colocados, masculino e feminino, para a Corrida de São Silvestre, em São Paulo, em dezembro deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.