Unidades do PAC em Manaus passam a funcionar no último sábado de cada mês

Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, está ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Além do atendimento durante a semana, os espaços agora também vão funcionar no último sábado de cada mês. A novidade começou neste final de semana e atraiu centenas de pessoas às seis unidades em operação em Manaus.

Foi a chance para quem tem a rotina apertada de trabalho, estudo e outros afazeres colocar as pendências em dia. A abertura do espaço aos sábados, das 8h às 13h, foi uma determinação do governador Omar Aziz, principalmente para facilitar a rotina de quem trabalha durante a semana. É o caso da promotora de vendas Raimunda Jeane, 44, moradora do bairro do São José, zona leste da cidade. “Dia de semana a gente não tem como vir porque trabalha. No sábado é muito melhor para resolver porque é dia de folga e dá para colocar tudo em dias”.

A dona de casa Karla Cristina, 32, que mora no bairro Amazonino Mendes, zona leste, também aproveitou o sábado para tirar o documento de identidade da filha. “Eu tenho outros dois filhos, duas crianças pequenas, e não tenho tempo durante a semana, não tenho com quem deixar. Vai ser muito bom funcionar no final de semana porque eu sei que tem muitas outras pessoas que tem a mesma dificuldade de encontrar tempo”, disse.

Com os documentos do veículo em mãos, o motorista amazonense Cláudio Portela, 40, respira aliviado. A viagem de trabalho a Roraima marcada para o final de semana não precisou mais ser adiada. Motorista profissional na cidade de Rorainópolis (a 487 quilômetros de Manaus pela BR-174), ele havia tirado a semana passada para resolver problemas em Manaus, e não tinha sobrado tempo de pegar o documento do veículo no posto do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas.

“Deixei gente trabalhando no meu lugar para poder vir aqui em Manaus e fazer isso. Se não tivesse funcionando nesse sábado, teria que perder mais um dia de trabalho e viajar só na segunda-feira a noite”, disse.

Mais de 20 serviços são oferecidos à população nas unidades do PAC. De reclamações sobre os sistemas de luz e água a atendimentos da Justiça Federal e Polícia Civil, é possível acessar vários serviços, como o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), dar entrada em documentos de identificação pessoal, solicitar seguro desemprego, fazer consultas com defensores públicos e conciliações processuais, entre outros.

Por mês, em méida 30 mil atendimentos são feitos nos PAC’s, segundo estimativa da Ouvidoria-Geral do Estado, que é responsável pelo local. As unidades instaladas nos bairros do São José, Cidade Nova, Compensa, Centro, Alvorada e Educandos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o Ouvidor-Geral do Estado, Mário Bastos, nesse primeiro momento, a ampliação do horário ocorrerá apenas em um sábado por mês. Mas conforme a demanda, é possível estender mais. “Nosso público alvo são os trabalhadores e as pessoas que estudam e não têm como ter acesso aos serviços nos dias da semana.

Seguindo a orientação do governador Omar Aziz, estamos abrindo no último sábado do mês”, pontuou.

Endereço dos PACs:

PAC São José: Av. Cosme Ferreira, 4605 – Uai Shopping Bairro São José I (zona Leste)
PAC Compensa: Av. Brasil, n°1325- Compensa I (zona oeste)
PAC Porto: Rua Marquês de Santa Cruz, s/n, Armazém 10 do Porto de Manaus – Centro (zona centro-sul)
PAC Cidade Nova: Av. Noel Nutels, n°1350 – Cidade Nova I (zona norte)
PAC Alvorada:Av. Desdor João Machado, n°4.922 –Alvorada (zona centro-oeste)
PAC Educandos: Av. Beira Mar, s/n – Educandos (zona sul)
Para dúvidas, ligue para o Disk Cidadão 0800 286 2300 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h).

Foto – Roberto Carlos – Agecom 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.