A União fez a força

25-04osnyOsny Araújo*

Após três anos de uma angustiante espera, finalmente ontem a noite foi aprovada pela Câmara dos Deputados a PEC que prorroga por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus.
Nessa difícil batalha política, o ditado popular prevaleceu e a União fez a força e conseguimos vencer preconceitos.

Foi uma árdua e demorada batalha, mas com o apoio do Planalto e os trabalhos de bastidores articulados pelo governador José Melo, prefeito Arthur Neto, senador Eduardo Braga, líder do Governo, superintendente da Suframa, a união das bancadas no Senado e na Câmara Federal, onde as ideologias partidárias foram esquecidas e os interesses do Estado falaram mais alto e a participação de lideranças empresariais, a vitória aconteceu.

Antes da votação, muitas pedras foram retiradas do caminho pelos defensores da Zona Franca de Manaus e que arquitetaram e construíram vários atalhos, como a prorrogação por mais dez anos dos benefícios da chamada Lei da Informática e também, m a prorrogação das Áreas de Livre Comércio por mais 50 anos. Fechado o acordo a PEC foi votada e aprovada quase por unanimidade, apenas dois votos contrários e três abstenções.

Com muita expectativa o governador T José Melo, o prefeito Arthur Neto e o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, acompanharam com otimismo a votação no plenário na Câmara, mas no final respiram aliviados com a espetacular vitória cabocla.

Apesar de toda essa euforia, é bom dizer que vencemos uma importante batalha, mas a “guerra” ainda não acabou.

O próximo front será no Senado Federal, onde a exemplo da Câmara dos Deputados a PEC passará por duas votações. Ouvindo os guerreiros defensores da ZFM, acreditamos que a batalha no Senado será bem mais tranqüila e todos apostam num consenso na chamada Câmara Alta do País, validando o que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Aí, sim, a vitória consagradora estará completa.

Líder do Governo no Senado, o Eduardo Braga, trabalha para apressar a votação, mas certamente ela não ocorrerá antes do final da Copa do Mundo que começa dia 12 de junho e vai até 13 de julho, mas acredita-se que até o recesso de final de ano, essa batalha se encerre com a vitória amazonense que será representada pela prorrogação por mais 50 anos desse fantástico modelo de desenvolvimento socioeconômico regional que é a Zona Franca de Manaus, mantendo os seus milhares de empregos Pólo Industrial e mais que isso, atraindo novos investimentos.

Vale à pena lembrar que a aprovação da PEC é de fundamental importância para a nossa socioeconomia, mas isso só não basta. Precisamos tratar das adequações necessárias para que a Zona Franca continue atraindo investidores, gerando emprego e renda e ajudando a manter em pé a nossa cobiçada floresta.

Essa prorrogação, certamente dará um bom oxigênio aos empresários, mas são necessários vários ingredientes para que o modelo continue deslanchando ajudando a promover a riqueza e o desenvolvimento do Estado.

Dentre essas adequações para termos mais competitividade e produtividade e expandirmos os mercado da ZFM, é fundamental que se recupere de uma ver por toda a BR-319, talvez a mais importante rodovia de integração da Amazônia Ocidental, bem como a reestruturação portos.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected] – [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.