UFAM trabalha para começar o restauro do prédio da antiga Faculdade de Direito

UFAM trabalha para restaurar o antigo prédio onde funcoinou a Faculdade de Direito, no centro da capital

 

UFAM trabalha para restaurar o antigo prédio onde funcoinou a Faculdade de Direito, no centro da capital
UFAM trabalha para restaurar o antigo prédio onde funcoinou a Faculdade de Direito, no centro da capital

Amazonas – O prédio histórico onde por muitos anos funcionou a Faculdade de Direito do Amazonas, situado no centro de Manaus, na tradicional Praça dos Remédios, próximo ao  Mercado Adolfho Liboa, poderá ser restaurado dentro de pouco tempo  passa a integrar de fato e de direito o roteiro cultural  e turístico da capital amazonense.

Para que isso aconteça, a Comissão responsável para acompanhar o processo de  reestruturação, restauro e revitalização do prédio da antiga Faculdade de Direito, que passou a contar com a participação das professoras Ana Guerreiro (especialista em patrimônio cultural) e Elizângela Sena (coordenadora de curso de Arquitetura) para ajudar no apoio técnico, realizou visita técnica ao prédio para averiguar o seu real estado.

Após a visita do dia 9 de março, a comissão emitiu relatório técnico no qual registra que a estrutura não está comprometida a ponto de causar instabilidade ou risco de desabamento ao prédio. Que há a necessidade de reposição de telhas em alguns lugares da cobertura e que os riscos de incêndio são quase inexistentes.

Com base no teor do relatório, a UFAM encaminhou expediente ao IPHAN, com a documentação completa (fotografia e filmagem), para obter a autorização para intervenção dos reparos emergenciais no telhado.

Concomitantemente, a Universidade, por meio da Comissão responsável pela condução do plano de restauro da antiga FD, mantém tratativas com a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) para dar início ao projeto de restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito.

Para tanto, em atendimento ao expediente encaminhado pelo Secretário Robério Braga, datado de 22 de fevereiro, a UFAM está providenciando plantas do projeto arquitônico, projeto original, iconografia, levantamento fotográfico e histórico, a ser enviado na próxima semana.

“O apoio da Secretaria é  fundamental para o êxito do projeto. Já tínhamos um diálogo nessa direção desde 2012. Em razão de questões técnicas, o projeto foi inviabilizado naquele primeiro momento.

Agora, contudo, já  avançamos sobremaneira e estamos convictos de serão atendidos todos os requisitos técnicos necessários pelo IPHAN para a solução definitiva da questão”, explicou a reitora, professora Márcia Perales.

Amazonianarede-Ufam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.