UEA e Ufopa assinam cooperação para ações em saúde, tecnologia e inovação

UEA e Ufopa assinam cooperação para ações em saúde, tecnologia e inovação

Amazonas – O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, e o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hugo Alex Carneiro Diniz, assinaram, nesta segunda-feira (11/06), um termo de cooperação que irá repercutir em ações na área de saúde, tecnologia e inovação. A parceria ainda inclui a união de esforços para captação de recursos nacionais e internacionais.

Umas das prioridades adiantadas durante a assinatura do termo diz respeito ao projeto de telemedicina desenvolvido pela UEA. “Nós temos grande interesse nisso e queremos incorporar esse modelo à Ufopa”, declarou o reitor da federal. A telemedicina é um sistema que leva ensino e atendimento de saúde às localidades mais remotas do Amazonas, através do IPTV (Sistema de Ensino Mediado por Tecnologia).

No caso da Ufopa, a telemedicina será essencial para melhorar o funcionamento de um navio hospital, que realiza atendimento de saúde em comunidades ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro, no Oeste do Pará.

Integração

Outra ação importante, alvo dessa parceria, é a integração de ensino pesquisa, extensão e inovação tecnológica, através de uma rede integrada de desenvolvimento humano (RIDH), que propulsionará pesquisa, formação e desenvolvimento como uma facilitadora a grupos de pesquisa e catalizadora para inovação tecnológica.

“A ideia é que essa rede tenha força para produção de conhecimento e captação de recursos nacionais e internacionais”, destacou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa. Tal rede ainda inclui a participação de instituições como o Inpa e a Ufam.

Amazoninarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here