TRE faz balanço da biometria no Amazonas que já alcança 72% do eleitorado

TRE faz balanço da biometria no Amazonas que já alcança 72% do eleitorado

Amazonas –  O Tribunal Regional Eleitoral anuncia que  72% do eleitorado do Estado já fez o cadastro biométrico, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) divulgados. De acordo com o órgão, o procedimento foi concluído em Manaus e em toda da Região Metropolitana. Até a próxima eleição, a meta é alcançar 85% do eleitorado.

São 1.680.000 eleitores com biometria no estado até 9 de outubro. Na capital, 1.274.238 fizeram o recadastramento da biometria, o que equivale a 100% do eleitorado, segundo o TRE. O procedimento na capital foi concluído em abril de 2016.

Somente na Regional Metropolitana de Manaus, são 258.929 eleitores aptos a votarem com biometria.

Até as eleições de 2016, os municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva tiveram o eleitorado cadastrado biometricamente. Logo após a reabertura do cadastro eleitoral, em 7 de novembro de 2016, a biometria foi retomada nos demais municípios do interior.

O cadastramento para os demais 52 municípios do Amazonas teve início logo após o 2º turno das Eleições de 2016, foi suspenso durante a preparação e realização da eleição suplementar ao Governo de Estado – realizada em agosto – e reiniciou no dia 11 de novembro deste ano.

“Em dezembro deste ano, o núcleo estratégico do TRE (voltado para a biometria) fará uma avaliação sobre o andamento do recadastramento, no entanto de antemão, antecipamos que a meta é alcançar 85% do eleitorado”, informou o órgão.

O TRE-AM prevê que o custo para revisão biométrica é de R$ 4 por eleitor, o que seria necessário um montante de R$ 3,2 milhões.

Amazonianarede-JAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.