Transversalizando o trânsito: Crianças mostram resultados

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Alunos de escolas da rede municipal de ensino foram o centro das atenções na exposição “Transitando nas Escolas”, nesta quarta-feira (28), no Auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul. As crianças mostraram os resultados do projeto “Transversalizando o Trânsito”, idealizado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O tema trânsito foi exibido em maquetes, encenações, dança, banners, cartazes e outras atividades desenvolvidas em 2011 e 2012. As ações colocadas em prática nas escolas mostraram que a educação no trânsito é assunto para ser abordado em qualquer época do ano.

O diretor presidente do Manaustrans, Walter Cruz, ressaltou que os ensinamentos do Transversalizando devem ser permanentes. “Estamos aqui para ver não só o que deu certo, mas, sobretudo, para garantir que os próximos gestores garantam o benefício desse conhecimento às futuras gerações”, acentuou. Walter Cruz ressaltou que o resultado do trabalho desenvolvido pelo Projeto é referência nacional e lembrou que o Transversalizando conquistou o segundo lugar do prêmio Denatran de Educação no Trânsito, inédito para a Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, reafirmou os resultados positivos alcançados. “Fizemos um trabalho para a cidade de Manaus, para os educadores e para as crianças, sem nenhuma pretensão política”, enfatizou. Na ocasião da mostra, professores da rede municipal receberam certificação por serem capacitados a inserir assuntos relacionados ao trânsito nas disciplinas da grade curricular convencional.

Para implantar o “Transversalizando” nas escolas, o Manaustrans formou uma comissão de educadores e técnicos ligados à Secretaria Municipal de Educação. A partir da implantação do Projeto, o tema trânsito não é tratado nas escolas somente em datas comemorativas. Atitudes de respeito ao pedestre e às leis do trânsito são temas transversais e inseridos no conteúdo de disciplinas como português, matemática, história etc. A escola que adota este tema no currículo recebe a implantação de uma faixa de pedestres, vermelha e branca, em frente à instituição de ensino.
Projeto Transversalizando o Trânsito

Criado em 2011, pelo Manaustrans, com o objetivo de inserir o tema Educação no Trânsito na grade curricular de escolas municipais. Atualmente o “Transversalizando” está implantado em 59 escolas municipais e já capacitou cerca de 690 professores no município para que possam inserir o tema Trânsito em suas disciplinas. Mais de 20 mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental foram alcançados com as informações.

(FOTOS: CLOVIS MIRANDA)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.