Susam presta homenagem a Adib Jatene

"Esta homenagem que prestamos hoje é, portanto, considerando o conjunto de sua obra”, destacou Pedro Elias Souza
"Esta homenagem que prestamos hoje é, portanto, considerando o conjunto de sua obra”, destacou Pedro Elias Souza
“Esta homenagem que prestamos hoje é, portanto, considerando o conjunto de sua obra”, destacou Pedro Elias Souza

Manaus – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realizou nesta terça-feira (17), na Fundação do Coração Francisca Mendes, a solenidade que deu o nome do prestigiado cardiologista brasileiro Adib Domingos Jatene – que morreu em novembro de 2014 – ao Centro Cirúrgico da instituição. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a homenagem in memoriam prestada pelo Governo do Amazonas a Adib Jatene, deve-se ao fato de que o cirurgião cardíaco – que nasceu no Acre e se transformou em um dos nomes mais importantes da cardiologia no País – foi um grande incentivador e apoiador da implantação do serviço de cirurgia cardiopediátrica no Amazonas. Três dos quatro filhos de Adib Jatene – os também cardiologistas Fábio, Marcelo e Ieda Jatene – vieram a Manaus especialmente para participar da homenagem póstuma ao pai.  

“É uma justa homenagem que estamos prestando à memória do doutor Jatene, por sua inestimável contribuição ao desenvolvimento da cardiologia, não apenas no cenário nacional, mas com uma trajetória que incluiu feitos pioneiros na Medicina mundial”, disse Wilson Alecrim. Em 2009, Jatene esteve em Manaus e visitou o Hospital Francisca Mendes.

O diretor-presidente da Fundação Francisca Mendes, Pedro Elias Souza, abriu a solenidade destacando o papel exercido por Adib Jatene no processo de evolução da cirurgia cardíaca no País e ressaltou também sua atuação como homem público. “Ele dedicou-se também a formular políticas públicas de saúde altamente relevantes, sobretudo quando foi ministro desta área. Esta homenagem que prestamos hoje é, portanto, considerando o conjunto de sua obra”, frisou o diretor. Em seguida, o chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular da Fundação do Coração Francisca Mendes, Mariano Terazzas, fez a leitura de um memorial, destacando os momentos mais importantes da vida de Jatene, desde a sua infância, passando pelos grandes feitos como pesquisador e cirurgião, até suas atividades em cargos públicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.