Surpresas da Copa América, Peru e Bolívia duelam por vaga na semifinal

Guerreiro, que joga no futebol brasileiro é a esperança peruana de gol
Guerreiro, que joga no futebol brasileiro  é a esperança peruana de gol
Guerreiro, que joga no futebol brasileiro é a esperança peruana de gol

Temuco (Chile), “Patinhos feios” das quartas de final da Copa América, as seleções de Peru e Bolívia duelarão nesta quinta-feira às 20h30 (horário de Brasília),no Estádio Municipal Germán Becker, em Temuco, pela segunda vaga no ‘top-4’ da competição continental.

Os peruanos tentarão vencer para voltar a alcançar às semifinais, depois do terceiro lugar obtido quatro anos atrás, na Argentina. Em competição com o formato semelhante ao atual, a ‘blanqirroja’ nunca conseguiu ocupar duas vezes seguidas as quatro primeiras colocações.

Em 1975, 1979 e 1983, por exemplo, a seleção do país ficou neste seleto grupo, mas na segunda destas três edições, acabou entrando diretamente na fase semifinal, devido ao título conquistado quatro anos antes.

A Bolívia, por sua vez, quebrou jejum de 18 anos sem vencer na Copa América. Desde 25 de junho de 1997, quando bateu o México por 3 a 1 e alcançou a decisão, a seleção verde e branca ficou 17 partidas sem vencer, até bater o Equador por 3 a 2, em 15 de junho desde ano.

O ano em que os bolivianos foram vice-campeões do torneio, derrotados pelo Brasil de Romário e Ronaldo, foi também o último em que o então país-sede obteve classificação para as quartas de final, outro tabu quebrado 18 anos depois.

Vice-líderes do grupo C, ficando apenas atrás do Brasil, os peruanos chegam para o jogo com algumas interrogações quanto a escalação. Jefferson Farfán, recuperado de lesão, deverá recuperar a vaga perdida para Claudio Pizarro.

Os dois volantes da equipe comandada por Ricardo Gareca, Josepmir Ballón e Carlos Lobatón estão suspensos, o que pode provocar mudança estrutural no onze inicial, com o lateral-esquerdo Yoshimar Yotún atuando improvisado, ao lado de Edwin Retamoso.

Na Bolívia, o técnico Mauricio Soría teve a chance de poupar titulares no duelo com o Chile, pela última rodada do grupo A, em que acabou derrotada por 5 a 0, que acabou resultando no término da participação na primeira fase na segunda colocação.

Estarão em campo nesta quinta-feira os laterais Miguel Hurtado e Edward Zenteno, e os meias Danny Bejarano e Damián Lizio, que foram poupados contra os anfitriões da competição. Marcelo Moreno, por sua vez, estará em campo mais uma vez nesta Copa América.

Curiosamente, os dois últimos confrontos entre peruanos e bolivianos na Copa América terminaram empatados em 2 a 2, na fase de grupos das edições de 2007 e 2004. A última vitória ‘blanqirroja’ foi em 1999, por 1 a 0, e a última ‘verdiblanca’ foi em 1997, por 2 a 0.

Amazonianarede-Uol esportes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.