O Campeonato Sul-Americano Sub20 tem início nesta quarta-feira, no Uruguai. O primeiro jogo será entre Argentina e Equador, às 20 horas (de Brasília), e Paraguai e Bolívia entram em campo pouco depois.
O dia da abertura do torneio que reúne promessas do futebol do continente é marcado por algumas curiosidades.
Hexacampeã mundial da categoria, a Argentina tenta apagar a má imagem deixada na última edição do torneio, na qual foi eliminada na primeira fase. Para isso aposta as fichas em Ángel Correa, o meia-atacante que foi decisivo na campanha vitoriosa do San Lorenzo na última Copa Libertadores. O garoto de 19 anos recentemente foi contratado pelo Atlético de Madri por R$ 18 milhões e é o expoente do ataque dos argentinos.
Os argentinos também têm no elenco Giovanni Simeone, atacante com experiência no Campeonato Argentino profissional. Cria da base do River Plate, ele convive com a pressão de ser o filho mais velho do técnico Diego Simeone.
Pouco depois da estreia argentina no Sul-Americano sub20, às 22h10 (de Brasília) será a vez de Paraguai e Bolívia debutarem na competição. Neste confronto chama a atenção a presença de Gustavo Vieira, um dos destaques do Corinthians nos títulos paulista e brasileiro da categoria, conquistados em 2014. O camisa 10 da divisão de base inclusive desfalca o time alvinegro na disputa da Copa São Paulo de juniores.
Outro promissor paraguaio é Sergio Díaz, atacante que acumula aparições na primeira divisão. Com apenas 16 anos, ele inclusive já embalou sequência como titular do Cerro Porteño nas últimas rodadas e chegou a marcar duas vezes no mesmo jogo – contra o 12 de Octubre, em novembro. Díaz e Gustavo Vieira enfrentam uma Bolívia que perdeu 12 vezes nos últimos 14 jogos que disputou.
A seleção brasileira entra em campo no segundo dia de competição, às 20 horas da quinta-feira, para desafiar o Chile. Entre os convocados por Alexandre Gallo estão o santista Gabriel e o corintiano Malcom, que foram essenciais para seus clubes no Brasileirão da última temporada.
Fonte: ESPN