SUFRAMA e Universidade Nilton Lins discutem demandas de qualificação da mão de obra regional

SUFRAMA e Universidade Nilton Lins discutem demandas de qualificação da mão de obra regional

Reunião realizada na sede da universidade abordou, entre outros assuntos, a necessidade da criação de cursos específicos para capacitação de trabalhadores do Polo Industrial de Manaus e outros inseridos no âmbito da “Indústria 4.0”

Manaus, AM – O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, acompanhado de equipe técnica da autarquia, visitou nesta quarta-feira (13) a Universidade Nilton Lins, situada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, com o objetivo de discutir eventuais parcerias em prol da difusão do conhecimento na Amazônia.

Durante reunião com o presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Júnior, Tolentino buscou abordar, mais especificamente, a necessidade da criação de cursos específicos para atender demandas de qualificação dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de cursos inseridos no âmbito da “Indústria 4.0”.

Além de cursos tecnológicos “In Company” para a indústria, também foi discutida a possibilidade da oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado para servidores da autarquia. Outro tema abordado foi a realização de estágios e pesquisas de campo no Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS) para estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária e de mestrado e doutorado do curso de Aquicultura.

Durante o encontro, Tolentino fez um resumo das principais ações adotadas pela SUFRAMA ao longo dos últimos três meses e convidou a universidade para integrar o grupo de trabalho multi-institucional que está elaborando um plano de desenvolvimento econômico para a região. “O principal objetivo desse plano é atrair investimentos visando à criação de emprego e renda na região”, resumiu Tolentino.

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Júnior, elogiou a iniciativa da autarquia de unir esforços de instituições em prol do futuro da região. O empresário fez ainda um resumo histórico da instituição, com destaque para o rol de cursos ministrados, e também destacou pesquisas que estão sendo desenvolvidas na universidade. “Uma delas busca criar uma roupa especial para que um deficiente visual possa andar sozinho. Outra pesquisa é de uma ração que ativa o gene do ômega 3 no tambaqui”, frisou.

Também participaram da reunião, por parte da universidade, a vice-reitora Karla Pedroso, a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cleuciliz Magalhães, e o assessor da reitoria, André Freitas. Da parte da SUFRAMA, estiveram presentes a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Ana Maria Souza, e a chefe de Gabinete, Maria Auxiliadora Melo.

 

Amazonianarede-Ascom/Suframa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.