SSP mostra redução de homicídios no Amazonas

SÉergio Fontes, Secretario de Segurança Púbica do Amazonas, satsifeitos com os resultados, porem, quer mais

 

SÉergio Fontes, Secretario de Segurança Púbica do Amazonas, satsifeitos com os resultados, porem, quer mais
Sergio Fontes, Secretario de Segurança Púbica do Amazonas, satsifeitos com os númros, porem, quer mais

Amazonas – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou, no ano passado, uma política de combate aos crimes contra a vida e .Os resultados já alcançados são altamente positivo, segindo a Secretaria de Segurança do Estado.

A ação envolvia estratégias integradas com os demais órgãos do Sistema, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC).

O tráfico de drogas, principal fomentador destes crimes, foi o alvo inicial das ações de Segurança, com apreensão recorde, em 2015, de 11 toneladas de drogas, o que impactou diretamente o crime organizado.

Já em 2015, o Estado vivenciou a desaceleração do crescimento de homicídios e a partir de janeiro de 2016, a SSP-AM começou a registrar redução numérica dos homicídios em Manaus e municípios do interior do Estado, o que não acontecia nos últimos dez anos.

Entre janeiro e agosto de 2016, os homicídios no Amazonas caíram 27,7% comparado ao mesmo período em 2015. Nesse período, foram registrados 643 homicídios, enquanto de janeiro a agosto de 2015 foram 891 casos.

O maior impacto foi no interior do Estado: foram 244 crimes contra a vida entre janeiro e agosto de 2015, e 140 casos em 2016, registrando uma redução de 42,6%.

“A atuação integrada  dos órgãos do Sistema de Segurança tem sido fundamental para desacelerar e diminuir os índices que só cresciam até 2015.

A Polícia Militar tem atuado com operações específicas nos bairros onde há maior registro de homicídios e a Polícia Civil aumentou a prisões de homicidas, com reforço do Departamento de Polícia Técnico-Científica que  melhorou os protocolos para atender local de crime, e os demais órgãos atuando nas ações de prevenção”, disse Sérgio Fontes.

Mortes por armas de fogo reduzem 25% em 2016

Em relação a mortes por armas de fogo, de janeiro a agosto deste ano, o Amazonas registrou o menor número dos últimos três anos, 292 no total. Confira a tabela:

Dados mortes por arma de fogo: Janeiro a Agosto

2013:   279

2014:   304

2015:   393

2016:   292

Amazonianarde-SSP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.