SSP divulga o  Plano Ação Integrada para a eleição deste domingo no Amazonas

SSP divulga o  Plano Ação Integrada para a eleição deste domingo no Amazonas

Amazonas – A Secretaria de Segurança Publica, divulgou hoje o Plano de Ação  Integrado de Segurança para a eleição suplementar de domingo  na capital e o interior do Amazonas. Com o intuito de coibir crimes eleitorais e manter a segurança em locais de votação no Amazonas, cerca de dez mil servidores dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, Forças Armadas, órgãos federais, estaduais e municipais devem atuar nas eleições suplementares no domingo (6).

A informação sobre o Plano Integrado de Segurança foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nesta quinta-feira (3).

Para a execução do Plano, 284 câmeras devem ser usadas para o monitoramento do pleito eleitoral, sendo 272 delas em Manaus e mais 12 em Presidente Figueiredo, coordenadas no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM). Nos demais municípios, o CICC deve atuar com um modelo de Célula Integrada de Coordenação Operacional (Cicop), que contará com representantes das Polícias Civil e Militar e do TRE-AM, segundo a SSP.

O plano é validado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e aplicado em Manaus e nos demais 61 municípios do Estado. Serão contempladas, ainda, ações para inibir propaganda eleitoral irregular, compra de votos, segurança de urnas e dos eleitores.

“Estaremos interligados com o coordenador maior do processo que é a Justiça Eleitoral, onde buscamos as orientações e as diretrizes do que é mais importante nas eleições”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

O comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel David Brandão, informou que, desde a última segunda-feira (31), as tropas da PM já foram deslocadas para reforço nos municípios. “Nossos oficiais passaram por uma capacitação para atuar nas eleições suplementares, tornando-se multiplicadores para que legislação seja cumprida e a ordem mantida em todo o Estado”, disse o comandante.

A Polícia Civil reforçará o regime de plantão nas delegacias em Manaus e no interior do Estado, segundo garantiu o delegado-geral de Polícia Civil Frederico Mendes. “A nossa polícia judiciária está preparada e com o reforço de delegados, escrivãs e policiais civis em Manaus e no interior”, afirmou.

Conforme o diretor-presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Detran-AM), Leonel Feitosa, destacou que a fiscalização do órgão, deve acontecer principalmente, na Região Metropolitana de Manaus.

“Na realidade, nas eleições anteriores o transporte coletivo era gratuito para a população. Neste ano, a população terá que pagar. Então, nós fizemos um planejamento todo especial para detectar esse tipo de transporte ilegal de eleitores, não só aqui na cidade, mas também em diversos municípios do Estado do Amazonas”, disse.

Amazonianarde-SSP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.