Sistema de transporte coletivo recebe 50 novos ônibus

(Reportagem: Leonardo Fierro)

O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto entregou à população, na tarde desta terça-feira, 08, 50 novos ônibus que vão renovar a frota que atende usuários em vários bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste. A entrega ocorreu na Avenida das Torres, zona Norte.

“Nós estamos renovando a frota de forma paulatina porque dessa forma, nem aumentamos o valor da tarifa e nem sofremos com o desgaste dos veículos, todos ao mesmo tempo. Também estamos adotando outras medidas que façam com que o Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK) aumente, e com isso seja possível reduzir o valor da tarifa”, declarou Arthur Neto.

O prefeito informou, ainda, que a o consórcio operacional já está operando, em caráter de experiência. A expectativa é alcançar equilíbrio no sistema de transporte coletivo da cidade. “O consórcio operacional é um sistema que exige boa gestão de todas as empresas e exige que todas as empresas tenham linhas boas e ruins, com isso, todas elas ficam equilibradas. O importante é que o povo seja servido e a nossa meta é conseguir baixar a tarifa o máximo possível”, ressaltou.

A empresa Via Verde opera 34 linhas nas zonas Oeste e Centro-Oeste. Com os novos veículos, passa a contar com 210 ônibus convencionais e mais 10 micro-ônibus que atuam no sistema Transporta, da Prefeitura de Manaus. Os novos ônibus possuem assentos com cores diferenciadas para passageiros preferenciais como idosos, grávidas, mulheres com crianças de colo e pessoas com necessidades especiais, além de plataforma para cadeirantes. Os veículos vão substituir os ônibus com mais de seis anos de uso.

“Nós sabemos que ainda temos ônibus que precisam ser trocados e por isso estamos sempre em contato com os empresários, exigindo que eles façam investimentos na aquisição de novos veículos, trocando os mais antigos. Muita coisa está sendo feita para melhorar o sistema de transporte público da nossa cidade”, reforçou o superintendente Municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho.

(Foto: Altemar Alcântara / Arlesson Sicsú)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.