Sete paratletas amazonenses disputam última etapa do Circuito Caixa Loterias

(Foto: Michael Dantas – Sejel)

Alguns dos melhores atletas paralímpicos brasileiros disputam, na capital cearense, neste sábado, 9 de novembro, e domingo, 10, a terceira e última Etapa Nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação.

A corrida por medalhas será na piscina do Clube Náutico Atlético Cearense e na pista e no campo da Universidade de Fortaleza (Unifor). A competição encerra o calendário adulto 2013 do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), enviou uma delegação formada por sete paratletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). A natação terá cinco competidores: Aljair Macedo Dantas, Jean Cláudio Valois, Simplício Augusto Campos, Jean Dias Lopes e Matheus Nogueira Ramos. O atletismo aposta no talento de Dernival Souza Santos e Rivander Santos da Silva.

CALENDÁRIO EXTENSO

De janeiro até outubro, os atletas participaram de seis fases do Circuito Caixa Loterias: quatro regionais e duas nacionais. Em Fortaleza, mais de 500 esportistas se despedirão da temporada. Na pista de atletismo, os destaques são Lorena Spoladore e Daniel Mendes, e, na piscina, o multimedalhista paralímpico Daniel Dias e o jovem Talisson Glock, dono de duas medalhas de prata no Mundial de Montreal e cinco de ouro nos Jogos Parapan-Americanos Juvenis, em Buenos Aires.

Para Daniel Dias, aliás, as provas em Fortaleza servirão para fechar uma temporada recheada de bons resultados. O atleta de Bragança Paulista foi o principal medalhista do Brasil no Mundial de Montreal-2013, com seis de ouro e duas de prata, e quer encerrar o período com outros resultados positivos. “Este foi um ano incrível. Alcancei meus objetivos e o Mundial foi a prova disso. Agora estarei em Fortaleza para consolidar 2013 com mais medalhas” planeja. “O Circuito é importante na nossa carreira porque, antes, nosso calendário era um pouco vazio, agora é bem recheado. E disputar as provas no Brasil faz parte do caminho até os Jogos Paralímpicos do Rio-2016”, acrescenta Daniel.

Outro que quer dar o melhor na capital cearense para concluir o primeiro ano do ciclo Paralímpico Rio-2016 é o velocista Daniel Mendes. O capixaba conquistou um ouro (400m) e um bronze (200m) no Mundial de Lyon-2013, e se sente motivado para continuar o trabalho até os próximos Jogos. “Quero consolidar agora minha temporada que foi muito boa para mim. Foi o ano que me mudei para São Paulo para ficar perto do local de treinamentos e isso me ajudou muito. Na França, minha meta era o ouro nos 400m e alcancei. Tudo isso é fruto do empenho e aqui (em Fortaleza) vou dar a mesma força para melhorar”, afirmou.

O velocista já tem planos para o próximo ano, mas prefere manter a atenção no Circuito para fazer boas provas. “Espero ter em 2014 o mesmo desempenho, para chegar em 2015, ano de Mundial, bem. Mas agora vou pensar nesta última prova, depois descanso um pouco antes de entrar o novo ano”, planeja.

SERVIÇO:
Circuito Caixa Loterias – 3ª fase nacional
Data: 9 e 10 de novembro
Local: atletismo – pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor – Av. Washington Soares, 1321)
natação – Náutico Atlético Cearense (Av. Abolição, 2727)
Horário: sábado – 8h às 12h e 14h às 16h; domingo – 8h às 12h
Campeonato Aberto Internacional de Halterofilismo
Data: 7 a 9 de novembro
Local: Ginásio poliesportivo da Universidade de Fortaleza
Horário: 7/11 e 8/11: 10h30 às 18h30; 9/11: 10h30 às 13h30

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.