Semsa realiza ação para prevenir doenças do trabalho

Semsa realiza ação para prevenir doenças do trabalho

Manaus, AM – O Dia Internacional de Combate e Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) é comemorado em 28 de fevereiro e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-Manaus) lembrou a data voltando a atenção para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira (24/2), com eventos em todos os distritos da capital.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto,  explicou que voltar os cuidados para os profissionais da saúde é necessário para que essa ação seja contínua e desperte o autocuidado contra lesões. “As Ler/Dort são doenças mundiais que acometem trabalhadores de todas as áreas, seja os da saúde, das indústrias, do comércio, e queremos chamar atenção para que as pessoas desenvolvam a consciência de prevenção e minimizem ocorrências no dia a dia”, alertou.

Uma das atividades foi realizada no auditório da Semsa e reuniu servidores para alongamentos e palestra educativa. O diretor do Cerest-Manaus, Clodoaldo Almeida, coordenou a atividade e deu dicas sobre o que pode ser feito no trabalho ou em casa para evitar a doença e também sobre alinhar posições e objetos de forma adequada.

“Para quem fica o dia inteiro em frente ao computador, a dica é alinhar a tela do computador à faixa de visão, nem muito alta, nem muito baixa, e também ajustar a cadeira para que o assento não force as pernas ou que as pernas fiquem penduradas, distantes do chão e, ainda, manter a postura”, orientou o diretor. O importante, segundo ele, é que pequenas ações como essas sejam incluídas na rotina de cada um, pois elas evitam grandes problemas.

Maíra Menezes da Costa é assistente administrativa e trabalha na Semsa há 3 anos. Ela participou da ação e executou alguns exercícios recomendados, mas já se consientizou da importância de fazê-los mais vezes. “Eu já tenho problemas congênitos no joelho e não consegui fazer alguns exercícios. São bons exercícios para fazer em casa e no trabalho também”, afirmou a profissional.

Problema de saúde pública

As Ler/Dort são doenças que expressam sofrimento originado da relação do trabalhador com o trabalho e podem ser consideradas um problema de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças classificadas como Ler/Dort as tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites, síndrome mofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de D’Quervain. As tendinites e tenossinovites são as mais conhecidas, sendo que sua incidência maior está nos membros superiores, particularmente nos punhos e nos ombros.

Muitos trabalhadores sentem dores nos braços, ombros, pescoço e outras partes do corpo, mas continuam a trabalhar no mesmo ritmo, sob a mesma pressão, usando os mesmos instrumentos. “O uso de antiinflamatórios e analgésicos escondem a doença e tratam apenas os sintomas, deixando as causas sem investigação até que o trabalhador não consiga mais fazer suas atividades e se ausente do trabalho”, ressaltou o diretor do Cerest-Manaus, Clodoaldo Almeida.

Para ele, a não notificação dos casos de Ler/Dort nos serviços de saúde, que é obrigatório para todas as doenças relacionadas ao trabalho, prejudica bastante a atuação do serviço.

O Cerest-Manaus funciona no Complexo de Saúde Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz e as informações sobre os serviços oferecidos podem ser consultadas pelo telefone 3214-7717.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.