Seminário no IFAM vai discutir pesquisa aplicada e inovação tecnológica

Amazonianarede – Ifam

Manaus – Nos dias 22 e 23 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) realizará o Seminário Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica como Processo de Desenvolvimento Regional, no Campus Manaus Centro.

Organizado pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) e Extensão (Proex), o evento tem como objetivo contribuir para a formação acadêmico-profissional dos estudantes, incentivando a realização de projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica que conduzam a inovações e transferência de tecnologia.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Sandra Magni Darwich, o seminário também promoverá o intercâmbio entre academia e empresas. “Esse encontro visa também ao desenvolvimento de projetos conjuntos que atendam as demandas tecnológicas promovendo o desenvolvimento regional”, disse.

Durante o seminário, acontecerá o V Encontro Regional do Núcleo de Formação Inicial e Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA Norte 1); Encontro de Gestores do Programa Mulheres Mil – ação vinculada ao Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo Governo Federal; I Encontro de Pesquisadores com Empresas: Prospecção de demandas e ofertas tecnológicas; e apresentação dos projetos de extensão realizados no Ifam.

No evento, também estão programadas a realização de duas mesas-redondas: Cenário para a Inovação Tecnológica, com a participação do titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti), professor Odenildo Sena, a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão, o reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professor Ademar de Araújo Filho, e a diretora de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora Eliane Fernandes Pietroviski, no dia 22, a partir das 14h.

No dia seguinte (23), a temática da mesa-redonda será A importância da Propriedade Intelectual e da Inovação no Desenvolvimento Nacional e Regional, tendo como participantes o Especialista Sênior do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi),Celso Lage, e o vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), professor Oswaldo Massambani, o professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIN/UFPE), Marcos Suassuna, e o coordenador de redes, parcerias e fomentos da Natura, Bruno Oliveira.

Além das mesas-redondas, serão realizadas oficinas de Elaboração de Projetos Científicos, Redação de Artigos Científicos, Perfil Profissional frente a Inovação Tecnológica e Elaboração de Plano de Negócio.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.