Segurança e tranquilidade para mais de 32 mil pessoas, nos jogos na Arena da Amazônia

Os jogo d ontm na Arena da Amazonia, foram com muita tranquilidade para o público

 

Os jogo d ontm na Arena da Amazonia, foram com muita tranquilidade para o público
Os jogo de ontem na Arena da Amazônia, foram com muita tranquilidade para o público

Manaus, AM – Sem nenhuma ocorrência grave. Foi assim o primeiro dia de jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, nesta quinta-feira, dia 04 de agosto, na Arena da Amazônia. As partidas entre Colômbia x Suécia, Japão x Nigéria reuniram cerca  de 32 mil pessoas no Estádio e, do ponto de vista da segurança e organização, mostrou, mais uma vez, que a cidade está preparada para receber grandes eventos.

“O Governo do Amazonas entregou ao Comitê organizador Rio 2016 todas as estruturas olímpicas 100% funcionais e dentro do prazo. Além disso, temos uma grande operação de segurança em andamento até o próximo dia 10 de agosto, com pelo menos 6 mil servidores envolvidos”, observou o coordenador estadual do Comitê Organizador Local Manaus 2016, Mário Aufiero, durante coletiva de imprensa na Arena, que reuniu representantes de várias áreas envolvidas na Operação de Segurança.

Arena perfeita

Falando em nome do governador José Melo, o secretário de Estado de Esporte, Juventude e Lazer, Fabrício Lima, disse que o bom resultado do evento é uma prova de que o Amazonas e Manaus estão prontos para receber os maiores eventos mundiais. “Até pouco tempo, nossa arena era subestimada, mas hoje nós conseguimos realizar o que para muita gente não era possível. Já tivemos uma Copa do Mundo, quantidade enorme de partidas e agora, jogos de uma Olimpíada sem nenhum problema”, explicou.

Entre os vários elogios feitos pelo comitê Rio 2016, o gramado ganhou destaque, segundo o secretário. “Nosso gramado foi objeto de muita dúvida e várias vistorias, mas mesmo com a rodada dupla, ele está em perfeitas condições. Estamos, inclusive, preparados para a chuva com o nosso sistema de drenagem a vácuo, o único do Brasil, em pleno funcionamento”, completou.

Com todas as instalações 100% operantes e funcionais, Fabrício aposta em um desempenho superior ao da Copa do Mundo, onde a capital amazonense e a Arena da Amazônia foram destaques internacionais. “A arena está funcionando como nunca  funcionou.

O governador José Melo está  muito orgulhoso e não tenho dúvida que Manaus será referência entre todas as cidades sede, incluindo o Rio de Janeiro”.

Expectativas superadas

De acordo com o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança (SSP), coronel Dan Câmara, a Operação Jogos Olímpicos em Manaus superou todas as expectativas nesta primeira partida.

“Estamos  entregando o que planejamos durante dois anos. A operação Jogos Olímpicos é muito maior em tamanho e volume, muito mais complexa do que foi a Copa do Mundo.

Todos os dias, temos um volume grande de escoltas, os três centros de treinamento, que não foram usados na Copa do Mundo, agora estão em operação com a manutenção de status de limpo (sem riscos). Todas as áreas da arena limpas, com manutenção e varreduras, além dos perímetros de segurança com checagem de tudo o que entra”, destacou Dan Câmara, ao ressaltar a tranquilidade com que a operação para a primeira rodada de jogos aconteceu.

“Até aqui temos jogos  tranquilos, sem qualquer tipo de incidente. Com a parceria da comunidade, estamos mostrando que o povo do Amazonas é ordeiro, que acredita e aplaude, confirmando nossa referência em segurança para grandes eventos.

Coordenador do eixo de Defesa da Operação, o general do Exército Antônio Barros também destacou a eficiência com que as ações integradas que envolvem 50 órgãos  das mais diversas áreas nas esferas federal, estadual, e municipal, estão ocorrendo.

“Tudo o que foi planejado de modo integrado foi executado, até agora, sem nenhum reparo. Apenas pequenos ajustes. Confesso que esperava mais ajustes. Estou muito satisfeito com os andamentos desses jogos que estão pacíficos, seguros e agradáveis”, disse o general, ao ressaltar que Exército, Marinha e Aeronáutica envolvem cerca de 3,2 mil militares na operação.

Público aplaudiu 

O público que esteve na Arena da Amazônia elogiou a estrutura do evento. Com a família, o autônomo Flávio de Souza visitou a arena pela primeira vez e disse que nunca se sentiu tão seguro em um evento.

“O número de pessoas e policiais envolvidos desde a nossa chegada deixa qualquer um tranquilo. É realmente muito bom poder aproveitar os jogos sem medo de problemas”, afirmou.

Para o colombiano Carlos Furtado, o rigor na revista feita tanto nas barreiras montadas em volta do estádio, quanto na entrada da Arena da Amazônia. “Não existe o menor risco de qualquer pessoa entrar com materiais impróprios e incomodar a diversão de ninguém. Eu ainda não tinha participado de um evento tão organizado”.

Ações integradas 

As ações na Arena da Amazônia foram acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), no Aleixo, onde está a base de toda a operação, interligada aos Centros Integrados de Segurança das Instalações (CISIs), que funcionam no hotel da família olímpica, nos centros de treinamento e no Live Site.

Com um controle de acesso rígido em todas as entradas que abrangeu tanto o perímetro interno quanto o externo e um sistema de monitoramento por câmeras, foi possível acompanhar em tempo real toda a movimentação dentro e fora da Arena da Amazônia, incluindo o deslocamento das delegações entre o hotel e o estádio.

Um colegiado de todos os órgãos que participam da Operação Jogos Olímpicos em Manaus foi instalado na Arena para pronta resposta, com reuniões de avaliação alinhamento das ações a cada duas horas.

Os bombeiros afirmaram ter mandado para a arena 130 homens, enquanto a operação de saúde das secretarias de Saúde do Estado (Susam) e Município (Semsa) envolveu mais de 100 agentes, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Amazonianarede-Secom

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.