Segundo idioma: Therezinha Ruiz quer ensino de Inglês a partir dos 4 anos

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Alunos da rede municipal de ensino poderão começar a aprender a língua inglesa já a partir dos quatro anos de idade, com a aprovação, nesta quarta-feira (20), em primeira discussão pela Câmara Municipal de Manaus, do projeto de lei apresentado pela vereadora Professora Therezinha Ruiz. A proposta da vereadora, que também preside a Comissão de Educação da CMM, é que, desde cedo, as crianças matriculadas nas escolas da prefeitura tenham contato com o idioma, considerado língua universal.

“Pesquisa realizada pela University College, de Londres indicou que a melhor idade para aprender um segundo idioma é entre os 4 e 10 anos. Ao avaliar os cérebros de 105 pessoas, os pesquisadores constataram que as que cursaram inglês nessa fase da vida fizeram mais conexões cerebrais, registraram aumento da massa encefálica e, portanto, adquiriram mais chances de serem fluentes na língua. Então, quanto mais cedo a criança tiver contato com outra língua, mais fácil será o aprendizado”, justificou a vereadora.

Pelo projeto, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da língua inglesa não terá como objetivo a aquisição de conhecimentos gramaticais, e os alunos não serão avaliados através de provas.

Segundo Therezinha Ruiz, a ideia, com o ensino do Inglês, é “dar oportunidade aos alunos das escolas públicas de ingressar num mundo de descobertas, animando o educando a se comunicar de maneira lúdica no idioma”.
O projeto passará, agora, por análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara.

(Texto – Sandra Monteiro) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.