Ruas do Centro e Praça da Saudade recebem iluminação diferenciada

Manaus – O Departamento de Serviço de Iluminação Pública (DSIP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da concessionária Manaus Luz, está realizando uma série de intervenções no Centro da capital.

Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiadas as ruas Monsenhor Coutinho, Ferreira Pena e Ramos Ferreira, além da Praça da Saudade.

Na praça, as 70 luminárias antigas serão trocadas por outras mais potentes. As vias, por sua vez, receberão luminárias modelo Rikka, com poste metálico, de cunho artístico e decorativo. O custo total é de aproximadamente R$ 40 mil.

Os trabalhos tiveram início na última semana, na Rua Monsenhor Coutinho. O trecho localizado entre as ruas Ferreira Pena e Epaminondas será o primeiro a receber iluminação. Em seguida, as equipes seguem para a Rua Ferreira Pena, onde implantarão os postes metálicos entre a Rua Dez de Julho e Praça da Saudade. O último trecho desta primeira etapa será o da Rua Ramos Ferreira, entre a Avenida Tapajós e Rua Epaminondas.

Os trabalhos têm previsão de conclusão de 45 dias. Segundo o supervisor das obras realizadas pela concessionária Manaus Luz, Paulo Rolim, a escolha pelas luminárias metálicas nas calçadas surgiu após reclamação de pedestres e moradores das ruas, uma vez que a copa das árvores escondia as luzes dos postes convencionais. “Como são árvores centenárias e não podem ser podadas de qualquer maneira, realizamos estudos para analisar que tipo de iluminação seria o ideal para estas ruas. Além de causar um efeito visual interessante, é viável e duradoura”, salientou.

Iluminação de piso e convencional

A próxima a receber iluminação será a Avenida Getúlio Vargas, no Centro. No entanto, as luminárias desta área serão decorativas, com postes metálicos convencionais, de 150 watts a vapor metálico, e projetores embutidos no calçadão da rua.

As lâmpadas embutidas no chão de LED terão 75 watts de potência na cor verde e são usadas regularmente por sua alta eficiência luminosa, boa cor e longa duração. Outras características são a alta capacidade de economia de energia, sem adição de mercúrio e desempenho de alta segurança. Os projetores de LED têm a finalidade de favorecer a arborização centenária do local.

Praça da Saudade

A Praça da Saudade também tem recebido atenção especial por parte da Seminf. As 70 luminárias, de 70 watts, serão trocadas por iluminação metálica de 150 watts a vapor metálico – a mesma utilizada na Praça Altair Nunes, no Eldorado.

As luminárias, de modelo Arany, são apropriadas para praças e parques públicos. A fiação também será trocada para dar capacidade às luminárias.

TEXTO: MARIA FERNANDA SOUZA
FOTO: ALEXANDRE FONSECA E MÁRCIO JAMES 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.